Projeto ” Smart Waste Managers”

Foi aprovado mais um Projeto ERASMUS+ intitulado “Smart Waste Managers” no âmbito da Ação Chave 2: Parcerias de Intercâmbio Escolar, que envolverá mobilidade de professores e alunos, em atividades de formação e partilha conhecimentos.

A temática a trabalhar é de grande relevância, pertinência e atualidade, porque relacionada com as questões sociais e ambientais, que constituem, hoje, uma realidade incontornável e relativamente às quais as nossas atitudes fazem toda a diferença.

O principal objetivo deste projeto, é consciencializar os alunos para a adoção de uma postura mais ativa em prol do ambiente, desenvolvendo, ao longo dos dois anos, um roteiro de comportamentos que orientem a gestão diária dos recursos, nomeadamente: água, roupa, energia, alimentos e tempo.

Através da sensibilização dos alunos, pretende-se também promover a sensibilização ambiental das populações, conduzindo a uma mudança de atitude, face à utilização dos recursos naturais, colocando em prática a tese do “pensar global agir local”.

Acreditamos que o envolvimento da comunidade escolar, nestas temáticas, determinará uma mudança nas populações e contribuirá para a formação de cidadãos ambientalmente mais conscientes e ativamente participantes na preservação dos ecossistemas.

Ao longo dos dois anos de projeto, decorrerão reuniões nos diferentes países parceiros, onde se prepararão e avaliarão as diferentes atividades a desenvolver. A mobilidade de professores e alunos, permitirá o contato direto, colaborativo e a troca de experiências pessoais, que proporcionarão aos estudantes a possibilidade de descobrirem outros países e culturas, enriquecendo a sua experiência de estudo, aumentando a flexibilidade, a visão europeia, a competitividade e potenciando a inovação na Europa.

O organograma do projeto, aponta para uma estrutura formal, constituída por dois coordenadores e um grupo de docentes colaboradores que, de forma articulada, definem estratégias e procedimentos de operacionalização das propostas/metas elencadas no projeto. A escolha dos referidos docentes foi baseada em critérios explanados no próprio projeto, nomeadamente o conceito de STEAM e o perfil desejável para a assunção das funções previstas. O grau de ensino e o público discente, foi outro dos critérios utilizados, na medida em que o projeto enuncia a participação direta e em mobilidade de alunos entre os 14 e 16 anos de idade. Para além deste grupo de Docentes que, de forma mais direta participam nas atividades, pressupõe-se a participação indireta de outros Docentes que revelem interesse e disponibilidade em participar.

Relativamente à seleção dos alunos que irão integrar diretamente o grupo de mobilidade, para além de pertencerem à faixa etária anteriormente referida, deverão mostrar fluência e competências linguísticas no inglês, terem um perfil consentâneo com o pretendido, nomeadamente: facilidade de interação, interesse pelas temáticas, responsabilidade, espírito de abertura a novas experiências, facilidade de integração, tolerância, respeito. Os resultados escolares serão outra variável determinante na seleção dos candidatos.

A primeira reunião transnacional decorrerá entre os dias 10 e 14 de novembro próximo e constituir-se-á como o primeiro momento de contacto entre coordenadores e diretores de escolas, para delinear e aferir estratégias e procedimentos.

É com a convicção que  na atual sociedade e mercado de trabalho globalizado, importa romper barreiras, preconceitos e paradigmas, atravessar fronteiras e participar, conjuntamente, numa Escola e numa Europa mais unida e solidária, que iremos implementar e trabalhar no sentido de alcançar o sucesso de mais este desafio.

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