Foi aprovado um novo Projeto Erasmus + no âmbito da formação de professores em contexto internacional
(ação-chave 1 – Ensino Escolar).
Vão poder candidatar-se, à realização de cursos estruturados e a ações de Job shadowing, os docentes do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo que lecionem o ensino regular e/ou a componente sócio-cultural dos cursos profissionais.
Em consonância com as necessidades estratégicas do Agrupamento e o interesses dos candidatos (manifestado via questionário em fase de candidatura), a equipa do projeto selecionou, para a realização de atividades de Job shadowing, 3 escolas que alinhavam com a nossa VISÃO de Escola e priorizou um conjunto de cursos estruturados nas seguintes áreas-chave:
A. Coaching educacional e neuroeducação;
B. Gestão de sala de aula;
C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e reforço da aquisição de competências-chave;
D. Internacionalização e Línguas estrangeiras;
E. Liderança e Administração (eg. Participação, comunicação e reflexão entre stakeholders do AE;
Formação interpares; Qualificação dos recursos humanos).
É nossa intenção, que a formação internacional no âmbito deste projeto, alicerce a mudança de mentalidades que se impõe, proporcionando o conhecimento e as ferramentas necessárias para uma viragem das metodologias de ensino-aprendizagem, voltando a aproximar docentes e discentes, num clima favorável ao desenvolvimento integral do aluno.
Iremos garantir as condições para que se verifique a transferência das aprendizagens realizadas em contexto internacional para as práticas letivas e a sua eficaz disseminação. Designadamente, queremos implementar um programa de Coaching Educacional e estratégias neuroeducativas, que permitam fortalecer os talentos individuais, as competências emocionais e transferíveis, contribuindo para a melhoria do Clima de escola, do grau de motivação e satisfação dos seus intervenientes e dos resultados escolares.
Projetos estruturantes do AE saem igualmente beneficiados (e.g. LabVIVO, Inclusivamente).
A avaliação do impacto da formação nos participantes será efetuada através de instrumentos próprios assentes no modelo de Kirkpatrick, enquanto a análise da transferência da aprendizagem para a prática escolar será realizada através duma adaptação do Learning Transfering System Inventory. No que se refere à organização, a avaliação será realizada através de um “mapa de impactos”.
Os workshops e outras ações de multiplicação, alargados à comunidade local e regional, contribuirão para a valorização da imagem positiva da escola, dos seus profissionais e aprendentes, bem como para desenvolvimento de uma cultura e práticas de reflexão tendentes à melhoria da eficácia do Agrupamento.
A dimensão Europeia e o respeito pela diferença sairão valorizados deste projeto, com impacto no sucesso da modernização e internacionalização do Agrupamento.
Espera-se, assim, a melhoria da eficácia do Agrupamento do ponto de vista educacional e organizacional, centrada nas dimensões Aprender a Ser, a Fazer, a Viver em Sociedade e a Conhecer, que perdurará muito para além da vida útil do projeto.
Consulte toda a informação na página web do projeto!
A coordenadora do projeto
Ana Luz