No âmbito do trabalho que o Centro Qualifica vem desenvolvendo com a Comunidade é frequente ouvir, em diferentes gerações de utentes, os seguintes testemunhos:
“Eu não tive possibilidade de continuar a estudar, tenho muita pena…”
“Meu irmão, como era rapaz, continuou os estudos, mas eu assim que terminei a 4ª classe, fiquei em casa para ajudar na criação de meus irmãos mais novos…”
“Gostava de voltar a estudar, mas acho que já não sou capaz de aprender coisas novas…”
“Eu até tenho facebook, falo com a família e amigos em vídeo, como se estivéssemos perto uns dos outros, mas não me peçam para fazer mais nada, não percebo nada destas novas tecnologias…”
“Não tenho transporte para me deslocar a Escola para tirar o 9º ou o 12º ano…”
“Gostava de tirar um curso de informática, não percebo nada de computadores e sei que me pode vir a fazer falta; na verdade já perdi algumas oportunidades de trabalho…”
“Gostava de fazer formação, mas não tenho tempo…”
Todos conhecemos alguém a quem não foi possível continuar a estudar pelos mais variados motivos, uns porque tinham que ajudar no sustento da família, outros para possibilitar que seus irmãos continuassem a estudar, ou ainda, para ganhar um dinheirinho extra.
Muitos abandonaram a escola ou porque dela não gostavam, ou ainda porque o importante era aprender um ofício para “se fazer um homem”.
E enquanto, atualmente, o ensino se tornou obrigatório até ao 12º ano, e ao estudante não é permitido abandonar a escola até atingir os 18 anos de idade, muitos adultos, que não tiveram hipótese de continuar a estudar enquanto jovens, concluem os seus estudos.
Os Centros Qualifica proporcionam o reconhecimento de competências prévias adquiridas pelos adultos, resultantes de aprendizagens formais, informais e não formais, asseguram ainda a orientação e o encaminhamento para outras soluções de qualificação, tais como os Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), as Formações Modulares Certificadas (FMC) ou as Vias de Conclusão do Ensino Secundário (DL n.º 357/2007). É ainda possível obter uma qualificação através da avaliação de uma Comissão de Avaliação e Certificação (CAC) ou do reconhecimento de títulos estrangeiros.
Percursos de qualificação que, ao longo da vida, permitem obter uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano) e/ou uma certificação profissional, como o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), são desenvolvidos nos Centros Qualifica.
O Centro Qualifica, situado na Escola Secundária, apresenta uma elevada experiência na qualificação de adultos e personaliza respostas adequadas a cada um dos utentes! Esperamos por si para mais e melhor qualificação!
Rosa Borrazeiro
Professora formadora no Centro Qualifica
do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo