Nos dias 30 e 31 de maio, teve lugar o primeiro encontro de trabalho do projeto Erasmus + AIM4 – Artificial Intelligence Methodology for Education, na Cité Scolaire Paul Valéry (1.º campus Inteligência Artificial francês), em Paris. Para além desta instituição, o projeto conta com a participação de uma escola búlgara (Osnovo Uchilishte Hristo Smirnnenski), do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo e da Direção Regional da Educação da Toscânia (Ufficio Scolastico Regionale per la Toscan), bem como das empresas Evidence-B, CivicaMente e OpenCom, e da Universidade de Poitiers (Techné Lab).
Um mínimo de duas turmas de cada escola parceira realizarão um módulo em Inteligência Artificial (IA), o qual tem por base um algoritmo que possibilita uma aprendizagem personalizada. Os resultados desta aplicação permitirão aos investigadores e demais parceiros identificar o papel da IA na implementação de aprendizagens personalizadas, identificar as competências essenciais necessárias à adoção de abordagens digitais inovadoras no ensino, e desenvolver uma metodologia para que a aprendizagem personalizada (“Adaptative learning”) possa ser amplamente aplicada nas escolas.