Teve lugar nos dias 10 a 12 de janeiro de 2023, a primeira mobilidade, reunião preparatória e formação na área da Igualdade de Género, para professores e investigadores na Universidade de Rouen, França, país coordenador do projeto.
O presente projeto baseia-se na colaboração de universidades e estabelecimentos escolares do ensino secundário, com o principal objetivo de: Mobilizar, formar e investigar alunos, professores e investigadores.
Os países envolvidos no projeto são:
França – Universidade de Rouen; Lycée Delamare – Deboutteville; Collége Saint Exupery
Grécia – Universidade de Patron; Velo High School; Geniko Lykeio Vartholomiou
Portugal – Universidade de Évora; Agrupamento de Escolas de Moura; Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
Pretende levar à compreensão e à desconstrução de estereótipos envolvendo questões de género, enquadrando-se na prioridade “Inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto” e, mais precisamente, na temática “Obstáculos ligados à discriminação”.
Reconhecendo o importante papel da escola na formação da cidadania ativa e participada, este projeto colaborativo, tem como objetivo a produção de módulos de formação e de ferramentas pedagógicas no sentido de apoiar o pessoal docente e desenvolver competências nos adolescentes.
A primeira reunião foi palco para a formação sobre conceito de “Género”, “Estereótipos de Género” e a sua desconstrução.
Nos próximos dias 27 a 31 de março de 2023, Portugal receberá as comitivas de alunos, professores e investigadores dos países parceiros França e Grécia.
A Coordenadora do Projeto
Emília Isaías