Consultar a Circular Informativa n.º3/2223
No seguimento da realização de controlo analítico, inserido no plano de prevenção e controlo para a bactéria Legionella, nas várias instalações desportivas do Município de Montemor-o-Novo, foi detetada, no passado dia 27 de janeiro, a presença da bactéria Legionella spp nos balneários 3 e 4 do Pavilhão Gimnodesportivo, na Escola Básica S. João de Deus.
Foram levados a efeito todos os procedimentos de acordo com Portaria 25/2021, de 29 de janeiro, tendo sido suspensa de imediato a utilização, para banhos, de todos os balneários. Procedeu-se à limpeza e desinfeção do equipamento por aplicação de biocida com recurso a choque químico e foi efetuada nova amostragem no dia 02 de fevereiro, estando o Município a aguardar a comunicação dos resultados analíticos.
Neste momento, continua a não ser possível a utilização dos balneários do pavilhão gimnodesportivo para banhos, até que sejam conhecidos os resultados das novas análises recolhidas.
Informamos que, até à data, não temos conhecimento da existência de casos de doença causada pela bactéria Legionella, associados à utilização dos balneários do Pavilhão Gimnodesportivo.
Mais informamos que o Município de Montemor-o-Novo está em articulação com a Autoridade de Saúde Local.
O Agrupamento de Escolas Montemor-o-Novo agradece a compreensão de todos, lamentando os eventuais incómodos causados por toda esta situação. Acrescenta-se ainda que qualquer esclarecimento adicional sobre esta matéria deverá ser colocado ao Município de Montemor-o-Novo.
Nota:
As pessoas são infetadas quando respiram aerossóis contaminados com a bactéria, ou seja, através da inalação da bactéria Legionella presente em aerossóis formados por partículas finas de água. A Legionella não entra no organismo através da ingestão de água, mas sim da respiração de aerossóis (em forma de gotículas de água) contaminados com a bactéria.Fonte: https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/doenca-dos-legionarios/#o-que-e-doenca-dos-legionarios