Concurso Canguru Matemático 2023 – Sem fronteiras

Uma Iniciativa e Atividade da parte dos professores de Matemática do AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MONTEMOR-O-NOVO

A Associação Internacional Canguru sem Fronteiras é responsável pela organização do Concurso em todos os países participantes.
Em Portugal, o Concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
No início dos anos 80, em Sydney, o professor de matemática, Peter O’Holloran, inventou e implementou este Concurso, em todas as escolas – um divertido questionário de escolha múltipla, que foi um enorme sucesso na Austrália.
Em junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos Representantes de 10 países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiu criar o Concurso “Canguru Matemático – na vertente – Sem Fronteiras”.


Atualmente, a Associação conta com representantes de 86 países e mais de 6 milhões de participantes no mundo.
Portugal participou neste Concurso “Canguru Matemático sem Fronteiras” pela primeira vez em 2005.
O Concurso tem como Objetivos, nomeadamente:

  • Estimular o gosto e o estudo pela Matemática;
  • Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora;
  • Permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.

  • O Concurso consiste numa única prova por cada Categoria, não existe nenhuma seleção prévia nem existe uma prova final. A prova consiste num questionário de escolha múltipla, de 1h e 30 min, sem calculadora, de várias questões de dificuldade crescente, com pontuação máxima de 150 pontos, nomeadamente: tem 10 questões de 3 pontos, 10 questões de 4 pontos e 10 questões de 5 pontos; os alunos iniciam a prova com uma pontuação de 30 pontos; por resposta errada serão penalizados em 1/4 da pontuação da questão. As Provas de anos letivos anteriores podem ser consultadas em: https://www.mat.uc.pt/canguru/Arqprovas.pdf .

Neste ano letivo no nosso Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, o Concurso realizou-se no dia 16 de março, quinta-feira, e contou com a participação de 100 alunos:

  • 48 alunos da Categoria Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade);
  • 44 alunos da Categoria Cadete (9.º ano de escolaridade);
  • 8 alunos da Categoria Estudante (12.º ano de escolaridade);

Foram apurados 3 alunos vencedores por cada uma das três categorias inscritas. Todos os alunos participantes foram parabenizados, receberam o seu respetivo certificado de participação e cada um dos 3 alunos vencedores, em cada uma das três categorias, recebeu os seus certificados de classificação e de participação e, ainda, um prémio, um jogo/puzzle metálico com três níveis de estratégia, concentração, coordenação e raciocínio – para desenvolver capacidades matemáticas.
Na Categoria Benjamim, o 1, 2º e 3º classificados foram respetivamente os alunos Tiago Osanes (8º C), Vasco Reis (8º G) e Dinis Bengalinha (8º A).
Na Categoria Cadete, o 1, 2º e 3º classificados foram respetivamente os alunos Mateus Barral (9º G), António Correia (9º F) e Vera Almadanim (9º A).
Na Categoria Estudante, o 1, 2º e 3º classificados foram respetivamente os alunos João Baltazar (12º B), Amélia Minhoca (12º B) e Gonçalo Martins (12º B).