Nos passados dias 16 de maio e 25 de maio as turmas 9ºE, 9ºF, 9ºG e 12ºD tiveram oportunidade de assistir a sessões com um ex-preso político. Xico Braga, como é carinhosamente conhecido, em conjunto com o Núcleo de Resistentes Antifascistas de Portugal (representado por Margarida Machado e Vitalina Sofio, ambas de Montemor-o-Novo) trouxe-nos uma história inspiradora e sobretudo de muita coragem!
Pensamos que falamos por todos os nossos colegas, quando afirmamos que saímos da sessão muito mais enriquecidos! Ouvir Xico Braga falar com tanta emoção e ao mesmo tempo facilidade do que viveu no tempo da ditadura de Salazar, mostrou-nos o quão pequenos são alguns dos nossos problemas! Cabe-nos a nós dar a dimensão que queremos às complicações da vida. Enquanto preso político este decidiu apostar numa posição otimista e até um pouco descontraída, levando assim esta fase da sua vida de uma forma muito mais leve!
Aprendemos como foi viver naquela altura e, obtivemos uma nova perspetiva da liberdade que temos hoje em dia, assim como da sorte que tivemos por termos nascido numa geração que apesar de não ser perfeita é incomparável à da altura do nosso convidado. Levamos como mensagem uma gratidão eterna ao MFA e aos portugueses de outras gerações, por terem libertado o nosso país de um sítio tão escuro e injusto de tais condições, para que um futuro melhor pudesse ter chegado a nós.
Também estamos agradecidas a Xico Braga, Margarida Machado, Vitalina Sofio e, por fim, ao professor Miguel Meira por nos terem proporcionado a oportunidade de entender melhor esta parte da história do nosso país.
Texto de Margarida Canhoto (9º E) e Leonor Teixeira (9º G).