Arraial Solidário AEMN

No dia 2 de junho, os alunos e professores dos Projetos Erasmus e Clube de Voluntariado do AEMN organizaram uma celebração de final do ano letivo, com várias atividades: inauguração da Loja Solidária, Workshops de Culinária e DIY, leilão de obras de arte, convívio com comes e bebes, e espetáculo  musical, com o contributo benevolente de todos os participantes.

A verba apurada foi canalizada para duas instituições de solidariedade social, CÁRITAS e ADRA Portugal, que a receberam no dia 14 de junho.

As professoras Carla Marvão, Isabel Nunes e Joana Reis destacam a experiência do voluntariado:

“ Há muitas razões para se fazer voluntariado, mas talvez se possam destacar as mais importantes:

  • Ajudas uma causa que te “tocou” – o apoio financeiro às famílias carenciadas,
  • Desenvolves novas habilidades- fazer muitos crepes, fitar muitas bifanas, fazer muitos cachorros…
  • Adquires novas competências pessoais- ser apresentadora, ser cantora, tocar concertina, viola e outros instrumentos, representar…
  • Convives com os teus amigos e conheces outros e….

… a “brincar”, fazes muito bem aos outros – total da receita mais de 900 euros. Foi o que aconteceu no dia 2 de junho, desde a tarde até à noite, onde sem confusões, nem estímulos, um excelente grupo de alunos, disponíveis, colaboradores, provaram que ser voluntário é ser maior, é partilhar, é construir um mundo melhor, onde projetos como o Erasmus são alicerces que conduzem ao desenvolvimento integral dos jovens que abraçam estas propostas e as realizam com gosto.

Obrigada, alunos, continuem este caminho que vos constrói para serem seres humanos de excelência!”

A professora responsável pelos Projetos Erasmus destinados aos alunos do ensino secundário, Ana Luz, salienta que “o sucesso desta atividade, que culminou com a exposição dos resultados de ambos os projetos – Let’s Make a Move! 17 steps for a sustainable Europe e READY – Realistic Education Among Digital Youth – foi espelho do superior empenho dos jovens envolvidos, que demonstram dominar as competências recorrentemente trabalhadas em Erasmus, na Escola e no estrangeiro: criatividade, autonomia, espírito crítico e empreendedor, colaboração, empatia, respeito pelo outro e capacidade de comunicar, entre outras. Eles cantaram, tocaram, representaram (curta teatral), fotografaram, filmaram, elaboram cartazes e convites, cozinharam, fizeram serviço de bar e de bilheteira, montagem e desmontagem dos espaços, enfim, um orgulho para nós professores e instituição!

Para o projeto Let”s Make a Move!, este arraial foi mais uma das muitas ações desenvolvidas pelo grupo em favor dos 17 ODS’s, neste caso, o objetivo 1 (Erradicar a pobreza) e 2 (Erradicar a fome).

Bem hajam todos os alunos, e ex-alunos!, docentes, não docentes, e elementos da comunidade que tornaram este evento uma realidade! Ajudar faz-nos mais felizes!”

O ARRAIAL (galeria em atualização):

A Cerimónia de entrega das verbas apuradas: