À semelhança de anos anteriores, os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário tiveram, mais uma vez, a oportunidade de participar no OPE-Inclui 2023, apresentando propostas que contribuíssem para Inclusão e Bem-estar, com ações específicas que fomentassem a inclusão dos alunos mais vulneráveis, com vista à promoção de uma escola inclusiva e promotora de bem-estar individual e coletivo.
Para este ano, o Ministério da Educação disponibilizou 500 euros para a Escola Básica São João de Deus e 500 euros para a Escola Secundária de Montemor-o-Novo. Esta verba foi complementada com 420 euros para cada uma das escolas, considerando os contributos da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, da Associação de Pais e Encarregados de Educação “Escola em Movimento” e das receitas próprias do AEMN. Assim, o projeto eleito para cada uma das escolas contou com 920 euros para a sua concretização.
O processo de apresentação, validação e divulgação das cinco propostas de cada escola decorreu como previsto, durante o mês de março, tendo a votação ocorrido no dia 24, Dia do Estudante, e sido divulgados os resultados da mesma, em local de estilo.
Na Escola Básica São João de Deus a proposta vencedora intitulada “Intimamente Ligados pela mesma Necessidade”, tinha como objetivo principal a renovação de um wc já existente, no bloco A, para pessoas portadoras de deficiência e mobilidade reduzida, melhorando a sua acessibilidade através da aquisição de material mais atualizado e adequado para o efeito e na reabilitação/ substituição das torneiras existentes, por torneiras com temporizadores, e dos trincos danificados das portas dos wc dos alunos, nos diferentes blocos de aulas.
Quanto à Escola Secundária de Montemor-o-Novo, a proposta vencedora intitulada “M.E.C.L.E. (Melhoramento de Espaços de Convívio e Lazer da Escola) Escola, a nossa segunda casa.” visava o melhoramento da Sala de Convívio dos Alunos com a aquisição de almofadas, pequenas mesas e puffs, a fim de tornar o espaço mais acolhedor e proporcionar conforto e bem-estar a todos os alunos. Quanto à parte superior da Zona do Bar, os alunos procederam à aquisição de mesas e cadeiras, tipo esplanada, para criarem espaços acolhedores e de socialização, tanto para alunos como para funcionários promovendo assim espaços de convívio acolhedores onde todos se sentissem bem e integrados.
Por fim, uma nota de agradecimento a todos os alunos que se empenharam neste projeto, contribuindo com as suas ideias, soluções e ajuda na montagem e disposição dos materiais adquiridos, para que tudo estivesse pronto e enquadrado nos diferentes espaços, aquando do regresso dos seus colegas em setembro do presente ano, no caso da Escola Secundária.
De igual modo, um agradecimento também a todas as entidades parceiras que conosco trabalharam e contribuíram para a melhoraria dos espaços escolares na Escola Básica São João de Deus e para a inclusão de todos na Comunidade Escolar e Educativa.
Aqui ficam algumas fotografias que demonstram a concretização das propostas do OPE-Inclui 2023, para conhecimento de todos.
Escola Básica São João de Deus
Escola Secundária de Montemor-o-Novo