Árvores nativas de Portugal

Esteve patente ao público, até ao dia 22 de março, na Biblioteca Escolar da Escola Básica S. João de Deus, a exposição “Árvores Nativas de Portugal”, em comemoração do Dia Mundial da Floresta.

 

Esta exposição foi cedida pela Associação Bandeira Azul Ambiente e Educação (ABAAE)

Composta por imagens em formato A3, faz alusão às 20 principais espécies de árvores originárias do território português: amieiro, azevinho, azinheira, carvalho-alvarinho, carvalho-cerquinho, carvalho-negral, castanheiro, choupo-branco, dragoeiro, freixo, lodão-bastardo, loureiro, medronheiro, oliveira, pilriteiro, pinheiro-manso, salgueiro-branco, sobreiro, teixo e ulmeiro. Também informa sobre as suas características , tais como : a sua caducidade, altura, longevidade, floração e maturidade dos frutos e  a sua distribuição nacional e outros factos relevantes.

O que se pretendeu foi dar a conhecer à comunidade escolar e população em geral o papel destas espécies no sistema climático, focando-se no tema da valorização do território. A leitura dos QR-code, indicados nas imagens, permitiu aos visitantes saber mais sobre cada espécie nativa, tornando esta exposição mais interativa.

 

Quem nos visitou, ficou certamente a conhecer características, curiosidades e as principais utilizações das nossas árvores.