Património – Um bem de todos os Cidadãos

Na Biblioteca da Escola Básica 2,3 de São João de Deus esteve patente desde o dia 18 de março até ao dia 12 de maio, a Exposição “Património – Um bem de todos os cidadãos”, de caráter interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, História e Geografia de Portugal e Português, do 5º ano de escolaridade.

O património é a herança de um povo, que garante a preservação da sua memória e da cultura, conferindo-lhe identidade e alteridade, podendo ser utilizado como potenciador de uma aprendizagem interdisciplinar.

Este projeto permitiu promover a integração do património local e regional nas aprendizagens curriculares dos alunos, fomentando assim hábitos positivos de relação e cooperação, quer no plano dos seus vínculos de família, quer no da intervenção consciente e responsável na realidade circundante. Deste modo, proporcionou-se uma interseção de aprendizagens de diferentes disciplinas, explorando-se percursos pedagógico-didáticos, privilegiando o trabalho prático e o desenvolvimento das capacidades de pesquisa, com seleção de informação, organização de textos informativos, associados à produção e transmissão de informação e de conhecimento presentes em todas as disciplinas, correção de textos, construção de diferentes elementos do património histórico, partindo da planificação de diferentes sólidos geométricos e culminando com a representação de diferentes elementos históricos, do concelho de Montemor-o-Novo, numa maquete.

A construção de uma maquete como produto final serviu como recurso didático para as diversas disciplinas, favorecendo não só a interdisciplinaridade, como também ajudando os alunos a perceberem a relação que existe entre os temas estudados em sala de aula e a sua interligação com o contexto local.

O projeto implementado em ambiente escolar facilitou a aprendizagem dos alunos, uma vez que permitiu a simplificação de temas de maior complexidade, a visualização dos mesmos de forma mais concreta, prática e interessante e, consequentemente, a aquisição de várias competências cognitivas e sociais.

Os alunos mostraram-se interessados no projeto proposto e revelaram-se persistentes, criativos e autónomos durante a sua execução.

Em suma, este projeto teve como grande objetivo possibilitar que os alunos percebessem que a Matemática e os conteúdos abordados se aplicam em contextos variados.

As docentes da disciplina de Matemática do 5.º Ano agradecem a participação/colaboração de todos os docentes envolvidos, dos alunos, dos pais e encarregados de educação, da BE/CRE e da Oficina da Criança, sem os quais não seria possível a realização desta atividade.