A Estatística e os Hábitos de Reciclagem

Sabia que, em 2020, Portugal continental produziu cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos?

Isto corresponde a cerca de 512kg de lixo por português, o mesmo peso de um elefante-africano, e uma média diária de 1,4kg por pessoa! São estes números alarmantes que tornam a reciclagem no maior aliado contra a poluição que produzimos.

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos para a produção de um novo produto com utilidade, seja esta decorativa ou funcional. Desta forma, o que antes seria considerado lixo e acabaria por ser entregue a aterros sanitários, sendo altamente prejudicial ao ambiente e à saúde pública, transforma-se em matéria-prima, protegendo os recursos limitados que existem no planeta.

A reciclagem é uma das soluções mais visíveis contra a proliferação de resíduos, mas não faz milagres. Se queremos habitar um planeta sustentável, precisamos dar um passo adiante e cumprir a regra dos 3R.

Reduzir: devemos minimizar o nosso impacto no meio ambiente produzindo menos resíduos (plásticos, resíduos nucleares, emissões de CO2, etc.).

Reutilizar: temos que nos acostumarmos a prolongar a vida útil dos objetos e dos materiais, dando-lhes uma segunda oportunidade.

Reciclar: quando você não puder reduzir a sua quantidade de resíduos ou reutilizá-los com novos usos, opte pela reciclagem.

O processo começa em si, na sua casa ou trabalho e nos seus hábitos, através de uma separação do lixo para uma recolha seletiva. Descartar resíduos corretamente é o primeiro passo para promover a reciclagem de materiais não orgânicos. E nunca é de mais recordar quais os materiais que podem ser reciclados e em que contentor deve ser colocado.

– Plástico e algumas embalagens de metal -> Ecoponto Amarelo

– Vidro -> Ecoponto Verde

– Papel e Cartão -> Ecoponto Azul

Para que garrafas de água possam transformar-se em t-shirts; caixas de cereais possam vir a fazer parte de um baralho de cartas; uma lata de alumínio passe a incorporar uma bicicleta ou que um frasco de vidro possa vir a ser um novo frasco de vidro é necessário colocar as nossas embalagens usadas nos respetivos ecopontos!

A Estatística é um ramo de grande importância da Matemática, envolve a exploração, análise e interpretação de informação de natureza estatística e a realização de estudos que envolvam a linguagem e procedimentos estatísticos. Os resultados de pesquisas estatísticas estão presentes, com alguma frequência, no nosso dia a dia.

No âmbito desta problemática considerou-se relevante, face à emergente sustentabilidade do nosso planeta, aplicar um questionário às várias famílias dos alunos do 5º ano de escolaridade do nosso Agrupamento, com vista a efetuar-se um estudo estatístico sobre os Hábitos de Reciclagem, bem como sensibilizar a comunidade educativa para a importância desta prática.

Assim, esteve patente no átrio dos blocos E e F, da Escola Básica 2,3 de São João de Deus, entre os dias 27 de maio e 7 de junho, a exposição “A Estatística e os Hábitos de Reciclagem”, de caráter interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 5º Ano de Escolaridade, onde foi possível através dos diferentes trabalhos expostos percecionar:

– a “Regularidade na separação dos diversos materiais”;

– as “Razões para nem sempre se fazer a separação de materiais”

– os “Materiais separados em maior quantidade”.

Deste modo, os alunos tiveram a oportunidade de analisar os resultados representados em gráficos circulares e tirar conclusões acerca dos hábitos de reciclagem das famílias dos alunos de 5º ano.

As docentes das disciplinas de Matemática e Ciências Naturais do 5.º Ano agradecem a participação/colaboração dos alunos, dos pais e encarregados de educação, da Oficina da Criança e da Escola Básica S. João de Deus, sem os quais não seria possível a realização desta atividade.