A Escola deve assumir-se como um espaço privilegiado na prevenção e combate a todas as formas de violência. Para tal, afigura-se como de extrema importância que as escolas definam e implementem o seu Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência”.
Consubstanciado nas premissas da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, e orientado para o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, é significativo continuar a promover, em cada uma das escolas, um ambiente de bem-estar, onde a colaboração de toda a comunidade educativa, em particular a das crianças e jovens, contribua para a sua transformação. Em cada espaço deve respirar-se empatia e respeito, e a inclusão terá de ser assumida como uma realidade, onde o preconceito, os estereótipos e os discursos de ódio, não existam.
Desta forma, e na sequência da Candidatura à Certificação “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência 2024” foi solicitado ao SPO que, em conjunto com o coordenador da EECE (Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola) e a docente que presta assessoria à direção, no âmbito das questões disciplinares, fosse elaborado o plano que agora se apresenta.
Para além de sistematizar o trabalho realizado pelo nosso Agrupamento neste âmbito, é nosso objetivo reforçar as atividades relacionadas com esta temática, potenciar dinâmicas, recursos e sinergias já existentes, na tentativa de continuar a diminuir os episódios que possam configurar Bullying e ao Ciberbullying e a outras formas de violência em meio escolar.
Desta forma o Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, “Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência” do AEMN foi aprovado em reunião de conselho Pedagógico do passado dia 04 de setembro de 2024.