Uso do telemóvel no espaço escolar do AEMN Medidas adotadas para o ano letivo 2024-2025

A Direção do AEMN, após análise do tema, e na decorrência do que defendem os estudos científicos mais recentes sobre o uso de telemóveis no espaço escolar (que comprovam que a sua utilização gera ansiedade e comportamentos pouco saudáveis por parte dos alunos), decidiu tomar medidas para desincentivar e limitar a utilização dos mesmos no espaço escolar do Agrupamento.

Deste modo, já no presente ano letivo, serão colocados em todas as salas de aula suportes com bolsas, onde os alunos deverão deixar os seus telemóveis antes do início das aulas, desligados e/ou em modo de avião. Excecionalmente, os alunos poderão utilizar os telemóveis no decurso das aulas, apenas enquanto recursos de aprendizagem, e a pedido do professor responsável.

Os alunos que não respeitarem esta medida não poderão entrar nas salas e participar nas aulas.

Relativamente ao uso condicionado de telemóveis durante os intervalos, não se considera que o mesmo seja necessário, dado que o número de alunos do AEMN que os usam, no decurso desses tempos, não é significativo.

A aplicação destas medidas apenas foi possível graças à generosa colaboração da Associação de Pais “Escola em Movimento”, que custeou a aquisição das bolsas citadas.

O AEMN espera, deste modo, promover a melhoria do processo de aprendizagem dos seus alunos, bem como o seu equilíbrio emocional, sem ter de recorrer à proibição da utilização de telemóveis que, de resto, quando utilizados com ponderação e oportunidade, podem funcionar como mais um recurso de aprendizagem, no âmbito da utilização das novas tecnologias em contexto de sala de aula.