A turma de PLA 3 concluiu, no passado dia 25 de novembro, o nível A2, com a validação das duas últimas UFCD’s (6456 – O meu passado e o meu presente e 6457- Comunicação e vida em sociedade).
Como tal, e em jeito de comemoração do final de uma etapa de sucesso, formandos e formadora partilharam experiências, vivências e memórias ao redor de uma mesa recheada de iguarias, cada uma delas símbolo da essência e da alma de cada um dos presentes.
Os países dos formandos e da formadora estiveram representados em forma, cor, cheiro e sabor, em evidente comunhão e harmonia, ouvindo-se e escrevendo-se nomes que, como diria Fernando Pessoa, “primeiro se estranham, depois se entranham”.
Arepa com frango desfiado e gambas, Alu Pakoda, Gobi Pakoda, popias alentejanas e colchão de noiva foram alguns dos repastos partilhados por pessoas que, por circunstâncias da vida, num país que não é o seu, se encontraram e decidiram que aprender uma nova língua pode constituir um desafio difícil, mas não impossível.
As suas maiores motivações: compreender os portugueses, conhecer a sua cultura, comunicar e expressar-se na língua de Camões e sentir-se parte de uma comunidade que aceite que a diferença pode ser o maior valor de uma nação.
A Equipa do Centro Qualifica faz votos de que todos sejam muito felizes, que nunca deixem de sonhar e de acreditar que “a nossa casa é onde o nosso coração decidir ancorar”.