Centro Qualifica _ Certificação do nível A2 dos alunos de PLA4 e PLA5

No dia 17 de janeiro, os três grupos de Português Língua de Acolhimento (PLA) do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, acompanhados das respetivas formadoras, Ana Cristina Ferreira, Helena Carrasqueira e Marta Marques comemoraram a Certificação do nível A2 dos alunos de PLA4 e PLA5.

Esta comemoração realizou-se sob a forma de um momento de convívio entre os que findaram esta jornada e os que ainda vão continuá-la.

Para tal, os formandos haviam realizado, ao longo de várias sessões, trabalhos de projeto cujo objetivo era o da apresentação dos seus países, das suas tradições e das suas culturas aos demais.

 Os projetos realizados traduziram-se, nesta derradeira sessão, num trabalho final que pode ser apreciado numa Exposição patente na Biblioteca da Escola Secundária, a qual convidamos toda a comunidade educativa a visitar.

Num primeiro momento, os formandos e as formadoras dirigiram-se à Biblioteca Escolar, tendo sido recebidos, de forma excecional, pela professora e bibliotecária Carla Marvão.

Em seguida, houve lugar para uma reflexão sobre os trabalhos expostos e, posteriormente, em pares/grupos, os formandos foram convidados a exprimir-se, através de desenho, sobre aquilo que consideravam ímpar e excecional nas culturas, tradições e património dos colegas vindos de outros países.

Para além disto, no âmbito do Projeto “Latitudes”, algumas alunas do 11º ano, estudantes de História da Cultura e das Artes, entrevistaram os formandos para complementarem as pesquisas que pretendem concretizar sobre como se vive a multiculturalidade no nosso agrupamento.


Posteriormente, realizou-se um momento de convívio e descontração, através de um lanche partilhado, que contou, como sempre, com iguarias de “comer e chorar por mais”. 

Da nossa parte, enquanto formadoras, o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para este momento ímpar.

Fazemos, por fim, votos de que os formandos que concluem os seus cursos não deixem de sonhar e de acreditar que é pela aprendizagem e pelo enriquecimento pessoal que se pode mudar o mundo.

Muitas felicidades para todos!