Clubes e Projetos

INTERNATIONAL COOPERATION

Erasmus+ is the EU Programme in the fields of education, training, youth and sport for the period 2014-2027.

 It is the EU’s flagship education and training programme, emphasises student and staff mobility and European co-operation involving education institutions and other key players in the knowledge-based economy.

[Vide Informação em português no website da Agência Nacional Erasmus +].

eTwinning is the community for schools in Europe. It offers a platform for staff (teachers, head teachers, librarians, etc.), working in a school in one of the European countries involved, to communicate, collaborate, develop projects, share and, in short, feel and be part of the most exciting learning community in Europe. eTwinning is co-funded by the Erasmus+.

CLUBES E PROJETOS NACIONAIS

 FAINA 1:1 – Um projeto com manuais digitais  [Saber mais…]

 Nos anos letivos 2016/2017 a 2018/2019, uma turma do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, assente nos resultados e aprendizagens do projeto ManEEle, desenvolverá o seu percurso escolar, ao longo do 3º ciclo, sem que os encarregados de educação ou a escola tenham de adquirir qualquer manual escolar. A criação e disponibilização dos conteúdos das várias disciplinas será efetuada pelos professores da turma e mediada por dispositivos digitais.
 
Sendo que o custo dos manuais escolares é um fardo pesado para as famílias e que esses mesmos manuais se encontram frequentemente desatualizados,  procuramos contribuir para a criação de alternativas ao cenário tradicional, em que a informação é dada pelo manual, introduzindo aqui o potencial das ferramentas digitais, enquanto elemento transformador da relação na sala de aula. O objetivo principal será uma aprendizagem mais ativa, com uma turma onde os alunos aprendem mais e os professores ensinam menos.  Iniciamos assim um caminho ainda não trilhado, na expetativa de podermos contribuir para uma melhoria das aprendizagens nas nossas escolas, disseminando as novas práticas permitidas pela tecnologia.
 
Contamos, neste percurso, com excelentes parceiros 
as empresas Fujitsu, Microsoft, Novabit e Promethean e a Universidade  Católica Portuguesa.