Projeto KA1 - Mentes Diferentes

O projeto Mentes Diferentes, insere-se na ação-chave 1 – Ensino Escolar e prevê a formação, em contexto internacional, de 13 docentes do ensino regular oua lecionar a componente sócio-cultural dos cursos profissionais.

Em consonância com as necessidades estratégicas do Agrupamento e o interesses dos candidatos (manifestado via questionário em fase de candidatura), a equipa do projeto selecionou, para a realização de atividades de Job shadowing, 3 escolas que alinhavam com a nossa VISÃO de Escola e priorizou um conjunto de cursos estruturados nas seguintes áreas-chave:

  • A. Coaching educacional e neuroeducação;
  • B. Gestão de sala de aula;
  • C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e reforço da aquisição de competências-chave;
  • D. Internacionalização e Línguas estrangeiras;
  • E. Liderança e Administração (eg. Participação, comunicação e reflexão entre stakeholders do AE; Formação interpares; Qualificação dos recursos humanos).

 Para mais informações consulte a página web do projeto.

Migration Matters - Um projeto em torno de muitas vidas

A importância das migrações na Europa

Este poderia ser o título, a uma vez internacional e português, do projeto que cativou e envolveu alunos e professores da Escola Secundária de Montemo-o-Novo nos dois últimos anos letivos e que agora se encerra. Mas o título do projeto surgiu em inglês, pela natureza internacional do projeto – Migrattion Matters, quer dizer, as migrações têm importância, têm sentido, interferem na nossa vida.

Migrações foi o tema global desenvolvido neste projeto, comum a nove países europeus, cada um representado por uma escola de nível de ensino secundário, regular ou profissional.

A crise dos refugiados e os fluxos migratórios associados são um dos temas mais focados na atualidade, em toda a Europa e no mundo. Este fenómeno, extremamente complexo, galvaniza a opinião pública, tornando-se incontornável estudá-lo, tanto nas escolas portuguesas, como nos restantes países. Este foi o ponto de partida e desafio lançado à equipa de professores da escola, que abraçou o projeto e permitiu que muitos alunos pudessem conhecer outras culturas, outras formas de entender o mundo e múltiplas formas de ser cidadão e de reconhecer os direitos e as responsabilidades de todos, na construção da cidadania e dos restantes valores democráticos.

As diversas escolas intervenientes neste projeto escolheram tratar assuntos derivados do tema central, enriquecendo-o, com a integração de tópicos nem sempre óbvios, logo, mais enriquecedores do trabalho comum.

Alemanha – Refugiados e migrantes de hoje
Itália – Migração interna e emigração
Polónia – Influência das migrações na língua, nas artes e na arquitetura
Portugal – Migração e globalização
Grécia – Migrações na literatura, no cinema e na música
França – Profissões migratórias: dos peregrinos aos vistos dourados
Croácia – Influência das migrações na fauna e na flora
Lituânia – Migração forçada: exílio, fuga, expulsão e deportação
Espanha – Migração nos media e no debate público e político

Saiba mais em:
https://erasmusmigration.wixsite.com/matters
https://twinspace.etwinning.net/49687/home

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life"

No dia 30 de novembro de 2018,  as Coordenadoras do Projeto Effective Communication e a Diretora do Agrupamento, estiveram presentes no III Seminário Programa Erasmus+ e as Necessidades Especiais: Equidade e Inclusão, no Teatro Thalia, em  Lisboa, a convite da Agência Nacional Erasmus para colaborarem com a apresentação/divulgação de um painel virtual ilustrativo das atividades desenvolvidas no âmbito do referido Projeto e consideradas exemplos de boas práticas ao nível nacional.

Clique para consultar o manual

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life"

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido pelos parceiros envolvidos o Manual sobre o tema “Ambientes de Comunicação Segura”. Este Manual constitui-se como um guia que enuncia algumas das regras mais importantes que urge cumprir na utilização diária de ambientes virtuais e não virtuais.

Projeto Erasmus+ Migration Matters

Com início no presente ano letivo, na Escola Secundária, e duração de dois anos, o novo projeto Erasmus+ centra-se na crise dos refugiados e nos fluxos migratórios que daí resultam. Um tema focado na atualidade e trabalhado em equipa, no sentido de desenvolver as competências pessoais, sociais e científicas de todos os membros. Os nove países parceiros acordaram o seguinte programa:

Portugal – Migração e globalização; Espanha: Migração na estatística, media e nos debates públicos s políticos; França – Profissões migratórias, peregrinos; Itália – Migração interna e emigração; Alemanha – Refugiados e migrantes de hoje; Croácia – Migração na fauna a na flora; Grécia – Migração na literatura, no cinema e na música; Lituânia – Migração forçada, exílio, fuga, expulsão e deportação; Polónia – influência das migrações na Europa (línguas, artes, arquitectura).

O projeto assenta em encontros nos vários países, com a mobilidade dos alunos a permitir experiências de intercâmbio entre famílias e escolas, que muito têm agradado a todos os que tiveram já ocasião de participar.

O nosso país está representado por 31 alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, que começarão por refletir sobre o tópico “Nowadays to be a migrant is…”, como preparação para o primeiro encontro, na Alemanha.

 

Clique para consultar mais informação

Projeto Erasmus+ "M.O.R.E - Melhores Organizações Resultados Eloquentes"

um projeto no âmbito do programa Erasmus +, ação-chave 1 – mobilidade individual para educação e formação.

Num mundo global,  as soluções surgem pela partilha. Nenhum país ou instituição consegue responder eficazmente aos problemas/desafios que se lhes colocam agindo de forma isolada. Por isso, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu – 2015 -2020 (PEDE 2015-2020) do Agrupamento de Escolas, respeitando os objetivos consignados na  estratégia Europa 2020, patenteia o desenvolvimento de uma cultura de partilha a nível interno, local, regional e transnacional, com vista a apetrechar o pessoal, docente e não docente, de ferramentas que lhes permitam lidar com os novos interesses das crianças e jovens, capacitando-os para se constituírem atores ativos do seu processo de desenvolvimento, motivando-os no sentido de prosseguirem os seus estudos e preparando-os para a futura inserção no mercado de trabalho, que se afigura global, a desenvolverem-se as competências de empreendedorismo, tecnológicas e o multilinguismo.

O projeto M.O.R.E, financiado pela União Europeia, contribui de forma relevante para os objetivos do PEDE 2015-2020, designadamente por permitir incluir, diretamente, nos próximos 2 anos, 20% do pessoal docente em projetos de cooperação e/ou formação transnacional até 14 dias. Esta meta permitirá beneficiar, direta ou indiretamente, cerca de 50% dos alunos do AE, seja pela aplicação das novas estratégias de ensino e aprendizagem incorporadas pelos docentes pós-mobilidade, seja pela participação em projetos transnacionais com recurso a ações de mobilidade ou a plataformas online (e.g. eTwinning), assentes na utilização de competências multilinguísticas e digitais.

Clique para consultar o manual

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life"

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido pelos parceiros envolvidos o Manual “Combater o bullying na escola”.

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life"

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo está atualmente a participar numa Parceria Erasmus + intitulada “United in Diversity through Stories in Europe”.

Nela participam também escolas da Grécia, Itália, Espanha, Bulgária, Lituânia e Turquia.

Como o título indica, tudo acontece à volta das histórias.

Para conhecerem a “história” deste projeto, sigam-nos em:

http://unitedindiversitytsie.blogspot.pt/