KA2

PROJETOS EM CURSO:

AIM4 (2021-2024)

O projeto AIM4 visa desenvolver práticas inovadoras, baseadas em Inteligência Artificial (IA), materializadas em abordagens de ensino-aprendizagem diferenciadas, replicáveis em sala de aula.

Parceiros:
Escolas – 
   – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, Portugal
   – Cité Scolaire Paul Valéry, França
   – Osnovo Uchilishte Hristo Smirnnenski, Bulgária
   – Ufficio Scolastico Regionale per la Toscan, Itália

Empresas e entidades de investigação –
   – Evidence-B
   – CivicaMente
   – OpenCom
   – Universidade de Poitiers  (Techné Lab)

Saiba mais sobre o projeto através da sua plataforma Meet & Learn.

Coordenadora: Ana Luz

Outros elementos do projeto: Carla Alface, Jacinto Salgueiro e Rui Santos

Gender Neutr'All (2022-2025)

O projeto “Gender Neutr’All” pretende levar à compreensão e à desconstrução de estereótipos envolvendo questões de género, enquadrando-se na prioridade “Inclusão e diversidade em todos os domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto” e, mais precisamente, na temática “Obstáculos ligados à discriminação”.

Esta prioridade foi objeto de seleção, pois faz parte das prioridades no tocante às políticas educativas e sociais, tanto a nível mundial, como europeu, encontrando-se, nomeadamente, entre os objetivos da Agenda Educativa 2030 da UNESCO e da Agenda Europa 2030 da EU. Para além disso, em conformidade com a Estratégia para a Igualdade (2020-2030), a igualdade de género constitui m valor essencial da EU, um direito fundamental e um princípio-chave do fundamento europeu dos direitos sociais.

O nosso projeto constrói-se em torno da “interseccionalidade” – combinação dinâmica entre género e características ou identificação pessoais (idade, nacionalidade, religião, etc) e o modo como contribui para experiências de discriminação única – que será considerada como o eixo ou princípio transversal. Neste sentido, trabalhar a igualdade raparigas-rapazes significa trabalhar a igualdade cultural e social.

Reconhecendo o importante papel da escola na formação da cidadania ativa e participada, este projeto colaborativo, que se baseia na colaboração de universidades e de estabelecimentos escolares do ensino secundário, tem como objetivo a produção de módulos de formação e de ferramentas pedagógicas no sentido de apoiar o pessoal docente e desenvolver competências nos adolescentes. A relevância do projeto baseia-se na realidade educativa e social dos países parceiros. Nesta última década, a problemática ligada ao género tomou um importante lugar no seio dos estabelecimentos escolares. O aumento das violências sexuais e sexistas e dos casos de assédio torna-se preocupante e supõe a gestão destes temas por agentes educativos (docentes, diretores, psicólogos, etc) que, muitas vezes, não têm recursos. Além disso, a orientação vocacional continua profundamente ligada à questão de género, situação que persiste, malgrado as recentes transformações nos sistemas educativos: as áreas tecnológicas e científicas continuam a não ser tão escolhidas pelas raparigas. Atualmente, raparigas e rapazes continuam a conformar-se como o que lhes é apresentado como sendo os seus respetivos domínios de competências perante esquemas socioprofissionais marcadamente estereotipados. Tal facto tem consequências, tanto a nível da sua inserção no mercado de trabalho, como na sua vida social (Eduscol, 2021). A criação e operacionalização de um módulo “Igualdade” na formação inicial e contínua dos docentes em França na rentrée 2021 testemunha a necessidade de se preparem os profissionais da educação para a compreensão e para o embate face à persistência das desigualdades, através de um trabalho de consolidação da relação social e de formação para a cidadania participada.

Descrição do projeto

Os estereótipos sexistas constituem uma das principais causas das desigualdades entre homens e mulheres e afetam todos os domínios da sociedade. As expetativas estereotipadas baseadas no que integra a norma para mulheres e para homens, para raparigas/meninas e para rapazes/meninos limitam as suas aspirações, as suas escolhas e as suas liberdades e devem, portanto, ser trabalhadas e entendidas desde a mais tenra idade. Ao contribuir de forma inequívoca para as diferenças de remuneração entre mulheres e homens, os estereótipos sexistas estão ligados, como o demonstraram várias investigadoras e vários investigadores (Mosconi 1994, Héritier 1996), às desigualdades socio-sexuadas. Assim, estão também relacionados com vários outros estereótipos tais como os de natureza racial ou étnica, religiosa ou confessional, ligados à deficiência, a idade ou à orientação sexual, o que pode acentuar as incidências negativas (Conselho da Europa, 2021). Ao contribuir para a reflexão coletiva e internacional na desconstrução destes estereótipos, poderemos ambicionar uma melhor compreensão, por parte da comunidade educativa, relativamente a uma parte significativa de violência escolar, apreendendo pressupostos e trabalhando-os em equipa. Permitir-se-á, também, dar um impulso precoce na orientação profissional dos adolescentes e promover a igualdade de género em todos os aspetos da vida social.

Este projeto, baseado na partilha de práticas entre investigadores e profissionais no terreno, tem por objetivo a criação de ferramentas teóricas e metodológicas. Além disso, as trocas entre adolescentes oriundos de países diferentes contribuirão para o desenvolvimento de competências como o espírito crítico e a argumentação, necessárias no exercício da cidadania participada.

Em França, onde está sediada a URN – coordenadora do projeto – a lei de 2019 alargou os objetivos da inclusão escolar à totalidade dos alunos. O desenvolvimento de uma cultura de igualdade entre raparigas e rapazes faz parte das prioridades da escola inclusiva. Neste sentido, no regresso às aulas de 2021, um módulo sobre a igualdade tornou-se obrigatório na formação inicial e contínua dos docentes (Eduscol, 2021).

Apesar de todos os países europeus estarem envolvidos na promoção da igualdade de género, a situação não é igual em todo o lado. Assim, ao escolher como países parceiros a Grécia e Portugal, países que apresentam resultados abaixo da média europeia, a troca de conhecimentos e de práticas será ainda mais proveitosa, já que as situações a nível nacional permitirão compreender melhor como os estereótipos de género estão enraizados e a partir de que potenciais cruzamentos interseccionais: a riqueza destas trocas internacionais contribuirá para o desenvolvimento de uma cultura da igualdade, trabalhando-se, consequentemente, para a desconstrução desses estereótipos limitadores, através do incentivo ao entrosamento raparigas/rapazes na escola e na orientação profissional.

Objetivos

Os objetivos a atingir dependem de cada grupo-alvo:

– sensibilizar os alunos para a igualdade raparigas/rapazes em todos os domínios da vida social;
– desenvolver o ambiente de trabalho em equipa;
– favorecer o desenvolvimento de formação específica e personalizada, consoante as necessidades das escolas parceiras, acerca da igualdade de géneros e da orientação profissional;
– promover a igualdade de género na formação, na orientação profissional e na sociedade;
– compreender o género como uma construção social;
– Compreender o processo de construção dos estereótipos de género;
– Ajudar os alunos a compreender o valor da educação;
– Diminuir comportamentos sexistas;
– Desenvolver a cidadania digital dos participantes;
– Desenvolver princípios de vida em comum;
– Possibilitar aos participantes a experiência da mobilidade europeia, nomeadamente aos que vivem em regiões geograficamente isoladas;
– Desenvolver a ambição escolar dos alunos participantes;
– Desenvolver competências interculturais nos participantes (alunos, docentes, docentes investigadores);
– Desenvolver competências profissionais nos docentes;
– Mostrar aos alunos que problemáticas comuns existem noutros países membros da EU;
– Consciencializar os participantes dos parâmetros inconscientes que levam à tomada de decisões no momento da orientação profissional;
– Ajudar os docentes a entender a existência de formas latentes de desigualdades sociais;
– Ajudar os docentes e os adolescentes a reconhecer os parâmetros e os preconceitos que presidem à tomada de decisão, às aspirações e às escolhas no âmbito da orientação profissional;
– Desenvolver a relação entre a “universidade e o ensino secundário” – a abertura das universidades e das escolas à sociedade local;
– Desenvolver parcerias internacionais entre as instituições envolvidas;
– Construir redes de investigação internacional acerca da “formação para a igualdade de género”.

Coordenadora: Emília Isaías

PROJETOS ENCERRADOS:

Challenges of Generation Z (2020 / 2022)

 

“Generation Z” refers to young people currently involved in classical education process. Of course, this generation is also closely connected to the generations before and after (parents, teachers, the environment), who also face the challenges of the modern “digitized” world. The reality of modern society is reflected in both, positive and negative influences. By raising awareness of the latter, we believe that we can turn these effects into positive ones and make small steps towards significant changes that will lead to positive results for our and future generations.
The project focuses on issues that, in all points, relate to modern ICT, which fits the definition of the “Z” generation, which is growing up with smart devices and is extremely skilful in communicating on social networks.

Learn more about it in our Twinspace!

Green Generation (2020 / 2022)

Bearing in mind sustainable development, the aim of this project is to create “green spaces” in the cities and schools of all the countries participating in the project. 

Through public programmes and school visits, these spaces will serve as educational platforms, places where different target groups (K-12 students, teachers, members of the community, stakeholders) have the chance and are encouraged to work collaboratively to discover, learn and conceive interdisciplinary / cross-curriculum hands-on activities on sustainability, while promoting the development of interpersonal and social skills and the ability to communicate in a foreign language. We hope, therefore, to provide models that engage and contribute actively to a change in mindset and behaviours.

Let's make a move! 17 steps to a sustainable Europe (2020 / 2022)​

In the 2030 Agenda for Sustainable Development, adopted by all 193 UN member states in 2015, with the European Union being the frontrunner, the goals – also known as Global Goals or simply SDGs – are 17 interlinked tasks which together provide a holistic vision of sustainable development in our society, economy and environment. It is a shared blueprint for peace and prosperity for people and the planet, now and into the future. We, teachers of EU and EU related countries, beliefe that students at school should not only learn about the implications of these SDGs, they should start taking action in order to make a change for everybody. This platform on the twinspace will be used to set up an Erasmus+ project in 2020 and to make our students cooperate between the mobilities in order to learn how to become active citizens and step by step develop a sustainable Europe for all of us. We want them to make a move!
Learn more about it in our Twinspace 1 (needs account and password) and Twinspace 2.

R.E.A.D.Y - Realistic Education Among Digital Youth (2020 / 2022)

The current world is witnessing a digital transformation. Therefore, training people with these skills is essential for them to benefit from the opportunities that the digital world has to offer. This project aims to contribute to this international objective, training students, the actors of change, and teachers, who can serve as role models and guiders to their students in this process.
We determined important parts of digitalization process that will be focused during the life time of this project: 
– Digitalization and Entrepreneurial Skills
– Digitalization and Education Technologies
– Digitalization and Job Skills
– Digitalization and Special Skills for Business
– Digitalization and Teaching Technologies
– Digitalization and Culture&World

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Sustainable Environment (2020 / 2022)

This project aims to raise awareness, generate and enhance initiatives related to sustainable development, with repercussions at the local and regional level. The impact should not be limited to the school, it must first be extended to the whole community (families, institutions, associations, collectives ….)

Smart Waste Managers (2018 / 2021)

O projeto pretente trabalhar o conceito de desperdício e como “menos” significa “mais”, ou seja, menos consumo significa mais vida. Vamos tratar do tema com base nos princípios de design educacional STEAM, analisaremos diferentes tipos de resíduos: desperdício de água, desperdício de alimentos, desperdício de roupa, desperdício de tempo e desperdício de energia. 
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Migration Matters - Um projeto em torno de muitas vidas

A importância das migrações na Europa

Este poderia ser o título, a uma vez internacional e português, do projeto que cativou e envolveu alunos e professores da Escola Secundária de Montemo-o-Novo nos dois últimos anos letivos e que agora se encerra. Mas o título do projeto surgiu em inglês, pela natureza internacional do projeto – Migrattion Matters, quer dizer, as migrações têm importância, têm sentido, interferem na nossa vida.

Migrações foi o tema global desenvolvido neste projeto, comum a nove países europeus, cada um representado por uma escola de nível de ensino secundário, regular ou profissional.

A crise dos refugiados e os fluxos migratórios associados são um dos temas mais focados na atualidade, em toda a Europa e no mundo. Este fenómeno, extremamente complexo, galvaniza a opinião pública, tornando-se incontornável estudá-lo, tanto nas escolas portuguesas, como nos restantes países. Este foi o ponto de partida e desafio lançado à equipa de professores da escola, que abraçou o projeto e permitiu que muitos alunos pudessem conhecer outras culturas, outras formas de entender o mundo e múltiplas formas de ser cidadão e de reconhecer os direitos e as responsabilidades de todos, na construção da cidadania e dos restantes valores democráticos.

As diversas escolas intervenientes neste projeto escolheram tratar assuntos derivados do tema central, enriquecendo-o, com a integração de tópicos nem sempre óbvios, logo, mais enriquecedores do trabalho comum.

Alemanha – Refugiados e migrantes de hoje
Itália – Migração interna e emigração
Polónia – Influência das migrações na língua, nas artes e na arquitetura
Portugal – Migração e globalização
Grécia – Migrações na literatura, no cinema e na música
França – Profissões migratórias: dos peregrinos aos vistos dourados
Croácia – Influência das migrações na fauna e na flora
Lituânia – Migração forçada: exílio, fuga, expulsão e deportação
Espanha – Migração nos media e no debate público e político

Saiba mais em:
https://erasmusmigration.wixsite.com/matters
https://twinspace.etwinning.net/49687/home

Com início no presente ano letivo, na Escola Secundária, e duração de dois anos, o novo projeto Erasmus+ centra-se na crise dos refugiados e nos fluxos migratórios que daí resultam. Um tema focado na atualidade e trabalhado em equipa, no sentido de desenvolver as competências pessoais, sociais e científicas de todos os membros. Os nove países parceiros acordaram o seguinte programa:

Portugal – Migração e globalização; Espanha: Migração na estatística, media e nos debates públicos s políticos; França – Profissões migratórias, peregrinos; Itália – Migração interna e emigração; Alemanha – Refugiados e migrantes de hoje; Croácia – Migração na fauna a na flora; Grécia – Migração na literatura, no cinema e na música; Lituânia – Migração forçada, exílio, fuga, expulsão e deportação; Polónia – influência das migrações na Europa (línguas, artes, arquitectura).

O projeto assenta em encontros nos vários países, com a mobilidade dos alunos a permitir experiências de intercâmbio entre famílias e escolas, que muito têm agradado a todos os que tiveram já ocasião de participar.

O nosso país está representado por 31 alunos da Escola Secundária de Montemor-o-Novo, que começarão por refletir sobre o tópico “Nowadays to be a migrant is…”, como preparação para o primeiro encontro, na Alemanha.

Projeto Erasmus+ "Effective Communication - A Successful Future Life"

No dia 30 de novembro de 2018,  as Coordenadoras do Projeto Effective Communication e a Diretora do Agrupamento, estiveram presentes no III Seminário Programa Erasmus+ e as Necessidades Especiais: Equidade e Inclusão, no Teatro Thalia, em  Lisboa, a convite da Agência Nacional Erasmus para colaborarem com a apresentação/divulgação de um painel virtual ilustrativo das atividades desenvolvidas no âmbito do referido Projeto e consideradas exemplos de boas práticas ao nível nacional.

Clique para consultar o manual

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido pelos parceiros envolvidos o Manual sobre o tema “Ambientes de Comunicação Segura”. Este Manual constitui-se como um guia que enuncia algumas das regras mais importantes que urge cumprir na utilização diária de ambientes virtuais e não virtuais.

Clique para consultar o manual

No âmbito deste projeto, foi desenvolvido pelos parceiros envolvidos o Manual “Combater o bullying na escola”.

United in Diversity through Stories in Europe

Neste projeto, para além do AEMN, participaram escolas da Grécia, Itália, Espanha, Bulgária, Lituânia e Turquia.

Como o título indica, tudo acontece à volta das histórias.

Para conhecerem a “história” deste projeto, sigam-nos em:

http://unitedindiversitytsie.blogspot.pt/