2020/2021

STEAM Action: Springtime is coming

Este projeto pretende colocar as crianças a observar a natureza para descobrir e registar sinais da chegada da primavera.
 A metodologia STEAM (science, technology, engineering, art, maths) revela o carácter interdisciplinar das atividades, promovendo a multiliteracia. Este é um projeto de curta duração que terá, também, tarefas de colaboração entre parceiros Portugal, Finlândia e França.
 

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Generation Z

Este projeto pretende colocar os estudantes que já nasceram na época digital conscientes de princípios e de regras fundamentais na utilização dos meios informáticos.
As competências a desenvolver nos estudantes envolvidos (de Portugal, França, Eslováquia, Itália, Grécia, Turquia) são ao nível da comunicação e da resolução de problemas, aliadas à criatividade e ao trabalho colaborativo. A elaboração de jornais digitais é um dos pontos fortes do projeto.
 

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17 goals to transform our world

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um convite para envolver os alunos a promover comportamentos que protejam o planeta. Os nossos estudantes serão orientados a reconhecer a importância de um leque de necessidades sociais, incluindo a educação, a saúde, a proteção social e as oportunidades de emprego, ao mesmo tempo que abordam as alterações climáticas e a proteção do ambiente. 

Este projeto visa falar com as crianças sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para os sensibilizar para os problemas e tentar hipóteses de possíveis soluções. 

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Challenges of Generation Z​

“Generation Z” refers to young people currently involved in classical education process. Of course, this generation is also closely connected to the generations before and after (parents, teachers, the environment), who also face the challenges of the modern “digitized” world. The reality of modern society is reflected in both, positive and negative influences. By raising awareness of the latter, we believe that we can turn these effects into positive ones and make small steps towards significant changes that will lead to positive results for our and future generations.
The project focuses on issues that, in all points, relate to modern ICT, which fits the definition of the “Z” generation, which is growing up with smart devices and is extremely skilful in communicating on social networks.

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Juntos a crescer (2020 / 2021)​

O projeto pretende promover a dinâmica eTwinning entre docentes portugueses.  

Educadores e professores do 1.º ciclo irão trabalhar em conjunto e colocar as suas crianças a colaborar em atividades relacionadas com os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. 

Pequenas ações locais para grandes alterações globais. 

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Let's make a move! 17 steps to a sustainable Europe (2020 / 2022)​

In the 2030 Agenda for Sustainable Development, adopted by all 193 UN member states in 2015, with the European Union being the frontrunner, the goals – also known as Global Goals or simply SDGs – are 17 interlinked tasks which together provide a holistic vision of sustainable development in our society, economy and environment. It is a shared blueprint for peace and prosperity for people and the planet, now and into the future. We, teachers of EU and EU related countries, beliefe that students at school should not only learn about the implications of these SDGs, they should start taking action in order to make a change for everybody. This platform on the twinspace will be used to set up an Erasmus+ project in 2020 and to make our students cooperate between the mobilities in order to learn how to become active citizens and step by step develop a sustainable Europe for all of us. We want them to make a move!
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Nature teaches us art

O projeto visa propor atividades envolventes que possam fazer com que as crianças respeitem o meio ambiente, captando a sua beleza. 

As atividades basear-se-ão inicialmente em observações diretas do meio ambiente, imagens e obras de arte. 

O estudo de cores, formas, atmosferas presentes na natureza e na sua representação durante os períodos sazonais, será propaedeutic à atividade de manipulação, ao desenho e realização de desenhos, artefactos, textos produzidos com as mais variadas técnicas. 

Palavras-chave: Colaboração, descoberta, alegria, criatividade, desenhos, poemas. 

Áreas temáticas: Arte, linguagem criativa. 

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STEAM Action: Springtime is coming (2020/2021)

projeto pretende colocar os alunos a observar a natureza para descobrir sinais da chegada da primavera em Portugal e na Finlândia. Será utilizado uma metodologia STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), ou seja, será feita uma abordagem integrada e multidisciplinar que encorajará os alunos a questionar e apresentar de diversas formas os resultados das suas pesquisas, desenvolvendo, dessa forma, a multiliteracia dos alunos.

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Through children's eyes (2020/2021)

As crianças vão aprender a tirar fotos para partilhar. 

As fotografias serão sobre questões do quotidiano e sobre o meio circundante. 

Há muitas aprendizagens a fazer! 

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R.E.A.D.Y - Realistic Education Among Digital Youth (2019/2021)​​

The current world is witnessing a digital transformation. Therefore, training people with these skills is essential for them to benefit from the opportunities that the digital world has to offer. This project aims to contribute to this international objective, training students, the actors of change, and teachers, who can serve as role models and guiders to their students in this process.
We determined important parts of digitalization process that will be focused during the life time of this project: 
– Digitalization and Entrepreneurial Skills
– Digitalization and Education Technologies
– Digitalization and Job Skills
– Digitalization and Special Skills for Business
– Digitalization and Teaching Technologies
– Digitalization and Culture&World

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Robots, Robots Everywhere (2020/2021)

Os robôs exercem um grande fascínio sobre os mais novos. 
Este tema será utilizado no nosso projeto o qual é candidato ao módulo 1-1 da 68.ª Competição Europeia. 
Descobriremos o que é que os robôs conseguem e não conseguem fazer até agora. 
O que será que conseguirão fazer no futuro? 

As crianças criarão e construirão o seu robô de sonho e outros aspetos relacionados com este tema serão lançados para discussão. 

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Sustainable environment

Recolha e troca sobre a biodiversidade local e compreender o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente. 

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2019/2020

+ Desafios (2019 / 2020)

Este projeto visa trabalhar de forma interdisciplinar e de forma colaborativa as áreas transversais de desenvolvimento para a cidadania e TIC tendo em conta os 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas, uma ação até 2030. Os produtos elaborados (livros, vídeos, áudios, …) serão divulgados à comunidade fundamentalmente através do TwinSpace. 

24 Studen (2019 / 2020)

O que aconteceria se não encontrássemos o nosso telemóvel logo pela manhã? 

No âmbito do Módulo 2-2- da 67.ª Competição Europeia, os alunos refletem sobre o seu comportamento relacionado com os Media. 

Este projeto foi premiado na referida competição promovida, anualmente, pela Alemanha. 

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Free to dance (2019 / 2020)

Este projeto pretende desenvolver a partilha de histórias entre alunos com idades compreendidas entre 6 e os 10 anos. Uma das turmas inicia a história, baseada num título que previamente foi definido entre os docentes das turmas intervenientes e a turma seguinte continua, e o processo repete-se, até que a história esteja concluída. Os alunos , com a ajuda das professoras (uma vez que, uma das turmas é composta por alunos de 1º ano, ainda se encontram no processo de aquisição da leitura e escrita e necessitam de apoio para esse efeito) , vão registrando o produto desse trabalho( em folha A4, que posteriormente será revista e passada a limpo) . Finalizada a história, a mesma poderá ser apresentada por cada uma das turmas intervenientes, num dos seguintes formatos: powerpoint, dramatização, fotos…, outros. 

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O Mundo das Histórias​​

O projeto pretende levar os alunos a pesquisar sobre músicas nacionais de diferentes estilos e criar danças para essas músicas. A participação das famílias também está prevista. 

A mostra das criações será feita em videoconferências e vídeos. 

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Welcome our toys! (2019/2020)​

Cada turma parceira construirá um brinquedo que viajará entre todos os parceiros. 

A turma que recebe o brinquedo mostrar-lhe-á o dia a dia da turma e o brinquedo fará parte da turma até nova viagem. Os vários brinquedos ião circulenado entre turmas e recolhendo evidências das escolas por onde passam dando , assim, a conhecer a todos as vivências e tradições (canções, jogos tradicionais, músicas, danças, trajes, atividades da escola, …) dos diferentes países participantes. 

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2018/2019

Arts and Mathematics

Dois mundos completamente diferentes, Arte e Matemática, são abordados de forma sinérgica. 

Neste projeto as crianças utilizarão os seus conhecimentos, especialmente o Geométrico (linhas, formas, áreas, simetria… ) para projetar e criar com criatividade um produto artístico utilizando diferentes técnicas. 

A principal ideia do projeto implica que cada parceiro desenvolva e realize um laboratório de arte e geometria baseado no programa realizado e na idade dos alunos envolvidos. 

Depois, todas as escolas enviarão as iestruções aos parceiros europeus que, assim, partilharão um percurso educativo. 

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Beautiful Legends (2018/19)

Este projeto pretende promover atividades divertidas. As principais atividades são: 

  1. a) Desenhar, escrever ou dramatizar sobre lendas de cada país;
  2. b) Cada parceiro escreve lendas do seu país ( duas para período académico;
  3. c) Cada parceiro escolhe cada parceiro e escolhe uma lenda para ilustrar usando banda desenhada, ebook, história de powerpoint, puzzle, …;

 Palavras-chave: colaboração, alegria, descoberta, desenho, escrita, leitura, pesquisa…;

Áreas temáticas: língua materna, inglês, arte, drama, TIC. 

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Migration matters (2018 / 2020)

In view of the current migration movement to Europe, this project is now focusing on equality of opportunity, avoidance of discrimination, inclusion and the promotion of diversity.
This includes, on one hand, to strengthen the competencies of teachers in order to be able to teach increasingly heterogeneous groups, as well as improving the key competencies of digital education and language, and on the other hand, to increase pupils’ social competencies so that they are able to experience a multicultural environment as an enrichment and not as a harassment.
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Missão R (2018 / 2019)

As principais metas para este projeto são: (1) desenvolver a consciência ambiental; (2) promover uma participação ativa na comunidade; (3) contribuir para a preservação e defesa do ambiente global e (4) descobrir a dinâmica colaborativa dos projetos eTwinning. 
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Save the Word (2018 / 2019)

O objetivo do projeto é salvar palavras do quotidiano para criar atividades colaborativas, como bandas desenhas, exposições, textos, músicas, ilustrações, … 

Diferentes tópicos irão send revelados aos alunos através de adivinhas. 

Salvando palavras, podemos salvar coisas importantes para nós: momentos, histórias, emoções, pessoas, o planeta (houve também a participaçáo no projeto Climate Action). 

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Show me your Language (2018 / 2019)

Este é um projeto de curta duração cujo principal objetivo é celebrar o “Dia Europeu das Línguas” através da criação de um livro digital com bandas desenhadas em várias línguas. Todos os eTwinners são bem-vindos. Este projeto recebeu um prémio atribuído pelo jurí da “66th European Competition”. 
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Smart Waste Managers (2018 / 2021)

O projeto pretente trabalhar o conceito de desperdício e como “menos” significa “mais”, ou seja, menos consumo significa mais vida. Vamos tratar do tema com base nos princípios de design educacional STEAM, analisaremos diferentes tipos de resíduos: desperdício de água, desperdício de alimentos, desperdício de roupa, desperdício de tempo e desperdício de energia. 
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TIC TAC (2018 / 2019)

O projeto pretende: (1) desenvolver atividades colaborativas entre professores e alunos; (2) promover a interdisciplinaridade e (3) familiarizar professores da mesma nacionalidade com os projetos eTwinning. 

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Treasure Hunt (2018 / 2021)

O projeto desenvolve uma parceria transnacional de aprendizagem baseada na arte, música, história, Geografia e patrimonio cultural, estimulando o envolvimento ativo dos alunos na aprendizagem intercultural e sua reflexão sobre questões delicadas e complexas da diversidade cultural e diálogo intercultural. Promover a educação de qualidade como forma de combater a discriminação e apoiar a inclusão social de alunos desfavorecidos. 
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Viriato

Viriato foi um comandante militar que se destacou em dois aspetos fundamentais. Dotado, por um lado, de uma visão estratégica apurada e pouco comum naquele território, ele ficou célebre por conseguir organizar a defesa com poucos recursos disponíveis.

Acreditamos que os eTwinners portugueses têm a capacidade de encontrar na plataforma o aliado ideal para as suas aulas, com a qual definirão uma estratégia a médio e longo prazo, potenciando os parcos recursos de que dispõem.

Nos últimos anos, os docentes portugueses têm participado em muitas ações de formação que os despertam para a relevância do trabalho colaborativo e as mais valias no trabalho dos alunos. Todavia, passado esse ímpeto inicial, se não existir uma continuidade deste apoio, nem sempre é fácil tornar sistemático o uso da plataforma.

Assim nasce este Grupo, dirigido aos docentes portugueses que aqui se reúnem para partilhar dúvidas e dificuldades, mas também os sucessos e desenvolvimentos diversos dos seus projetos.

Saiba mais em: Viriato: Grupo eTwinning | eTwinning PT

World Thinking Day - 22nd February 2018

O

À DESCOBERTA DA DISCIPLINA Oficina MULTIMÉDIA B

Os quês e os porquês dos programas, dos algoritmos, dos efeitos, filtros e manipulações digitais no contexto de realização e produção multimédia. 

O Projeto pretende promover o contacto de estudantes de dois agrupamentos de escolas, Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo com vista a aproximar os jovens para as temáticas da disciplina de 12º ano Oficina Multimédia B, estimular as suas aprendizagens nesta área e capacitá-los para as suas escolhas profissionais futuras. 
Pretende-se um ambiente de partilha e discussão dos diferentes produtos finais gerados em cada uma das escolas.