MATRICULAS

Matrículas 2021/2022

Avisos de abertura das matrículas para Pré Escolar e 1º Ciclo - Ano letivo 2021/2022

Informam-se todos os pais e encarregados de educação que na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, o período de matrículas é fixado entre os dias 15 de abril e 14 de maio.

Os pedidos de matrículas devem ser efetuados via internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de Cidadão, chave móvel ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula e de transferência de escola, na educação pré-escolar, nos ensinos básico e secundário em todos os estabelecimentos de educação e de ensino públicos do Ministério da Educação, públicos de outras tutelas, privados e IPSS ou equiparados.
Para uma fácil utilização do portal, consulte o manual onde são disponibilizadas as especificações de todas as funcionalidades do Portal das Matrículas.

Caso os pais/encarregados de educação tenham dificuldades neste procedimento, poderão efetuar a renovação de matrícula com o apoio dos Serviços Administração Escolar (SAE) do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, devendo para tal, efetuar agendamento através do contacto telefónico 266 898 710.

> INOVAR CONSULTA [fora da escola]

Matrículas automáticas/ renovação - procedimentos

De acordo com o Despacho Normativo nº 10-A/2021, de 14 de abril, que procede à republicação do Despacho Normativo 6/2018, de 12 de abril (procedimentos de matrícula e sua renovação), torna-se essencial comunicar os procedimentos que se seguem, para matrículas e renovação de matrícula:
I – Calendário de matrículas para o ano escolar de 2021/2022
Para o ano letivo 2021 -2022, o período normal de matrícula e de renovação é fixado:
a) Entre o dia 15 de abril e o dia 14 de maio de 2021, para a educação pré-escolar e para o 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico;
b) Entre o dia 10 de julho e o dia 16 de julho, para os 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, do ensino básico;
c) Entre o dia 18 de junho e o dia 30 de junho, para os 8.º e 9.º anos, do ensino básico, e para o ensino secundário.
II – Calendário de renovação de matrícula para o ano escolar de 2021/2022
Os alunos que, no ano letivo 2021/2022, frequentem o pré-escolar, os 2.º, 3.º, 4.º, 6º, 8º, 9º e 11º anos, preenchem a aplicação do INOVAR CONSULTA, entre 03/05/2021 e 30/06/2021.

 Consulte os documentos disponibilizados para informação detalhada: 

Matrículas 2020/2021

Avisos de abertura das matrículas para Pré Escolar e 1º Ciclo - Ano letivo 2020/2021

Apoio Social Escolar - Ano letivo 2020/2021

No âmbito da Ação Social Escolar, os alunos podem beneficiar de apoio social, em função do escalão de apoio em que cada agregado familiar se integra. 

Têm direito a beneficiar dos apoios os alunos pertencentes aos agregados familiares integrados no 1.º e no 2.º escalão, de rendimentos, determinados para efeitos de atribuição do abono de família, nos termos da legislação em vigor à data da atribuição dos mesmos. 

Benefícios

Os alunos podem beneficiar de auxílios económicos destinados aos alunos do ensino básico e secundário;

Documentos para a candidatura

A candidatura a quaisquer apoios está condicionada à apresentação da seguinte documentação:

Formulário próprio da escola, devidamente preenchido;

Documento emitido pelo serviço competente da segurança social ou, quando se trate de trabalhador da Administração Pública, pelo serviço processador, do posicionamento nos escalões de atribuição de abono de família.

Os documentos devem ser entregues na Secretaria da Escola.

Os Encarregados de Educação são responsáveis pela exatidão das informações prestadas e dos documentos entregues.

> INOVAR CONSULTA [fora da escola]

Processo de Matrícula / Renovação de Matrícula (novo- 7 junho)

Por forma a tornar mais ágil o processo de matrículas, informamos que as renovações de matrículas de Ensino Pré-Escolar e dos 2º, 3º, 4º, 6º, 8º, 9º, 11º e 12º anos de escolaridade passam, a partir das zero horas do dia 8 de julho, a processar-se no programa INOVAR CONSULTA (https://aemn.inovarmais.com/consulta/app/index.html#/login), nos termos em que acontecia no ano letivo anterior.

No que diz respeito aos anos de início de ciclo (alunos que irão integrar os 1º, 5º, 7º e 10º anos de escolaridade no ano escolar de 2020-2021), bem como às transferências, têm de, obrigatoriamente, continuar a tramitar no Portal das Matrículas.

Renovação de matrícula - 2.º ao 12.º ano de escolaridade (ano 2020/2021)

Saiba as datas em que deve efetuar a renovação de matrícula do(s) seu(s) educando(s), presencialmente.
 

Disciplinas de opção, 3º Ciclo e Ensino Secundário

Manual de Utilização para Encarregados/as de Educação (somente para anos iniciais de ciclo - 1º, 5º, 7º e 10ºanos)

O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula, renovações de matrícula e de transferência de escola, na educação pré-escolar, nos ensinos básico e secundário em todos os estabelecimentos de educação e de ensino públicos do Ministério da Educação, públicos de outras tutelas, privados e IPSS ou equiparados. 

Para uma fácil utilização do portal, consulte o manual onde são disponibilizadas as especificações de todas as funcionalidades do Portal das Matrículas.