A adopção de uma filosofia de qualidade numa Escola/Organização passa pela definição da Missão, da Visão e dos Valores da organização. O sucesso resulta, por excelência, destas caraterísticas que determinam a qualidade da escola.
A identificação da visão e da missão da organização/escola possibilitam o desenvolvimento de um plano estratégico. A visão e os objetivos permitem um propósito estratégico, um rumo.
MISSÃO
• Proporcionar um serviço educativo de qualidade mobilizando os meios de que o Agrupamento dispõe, para que todos aprendam e participem ativamente na vida da comunidade educativa, numa lógica de Agrupamento moderno e atualizado, dinâmico e inovador, capaz de favorecer ambientes e contextos educativos e formativos, facilitadores de aprendizagens em cooperação e articulação com a comunidade, incentivando a formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis, conscientes de si e do mundo que os rodeia, criativos, interventivos e empreendedores, capazes enfrentar os desafios de uma sociedade globalizante.
VISÃO
• Assente no lema “Mais Escola, Mais Futuro” a visão do AEMN passa por construir uma escola de qualidade, dinâmica, inovadora e com impacto formativo quer no ensino regular, quer nas modalidades de dupla certificação, no contexto local e regional, sob uma identidade própria e aceite pela comunidade.
PRINCÍPIOS
• prestar um serviço educativo de qualidade, que fomente o sucesso escolar e a formação dos futuros cidadãos, num ambiente democrático de equidade e de inclusão, numa lógica de interdisciplinaridade, rompendo, de forma gradual, com a lógica da segmentação disciplinar;
• abandonar o paradigma da educação transmissiva e fomentar práticas ativas e aprendizagens significativas, como meio de promover e valorizar a aprendizagem, a participação, o esforço e o saber de cada um e o bem estar de comunidade educativa;
• ultrapassar os muros da sala de aula e abrir a aprendizagem a diferentes espaços, formando cidadãos autónomos, responsáveis, participativos, solidários e com espirito crítico;
• conceber uma escola em que todos participam de forma ativa.