A complexidade, a incerteza e a imprevisibilidade dos fenómenos sociais numa sociedade inovadora, exigem hoje uma nova abordagem educativa que contemple novos quadros conceptuais, e a construção de percursos formativos mais adequados à realidade.
Ser educador implica, atualmente, a capacidade de mobilizar um conjunto de saberes que não se esgotam na formação inicial. As mudanças que se fazem sentir na sociedade atual, pressupõem um forte investimento na aprendizagem e crescimento do educador.
Preconiza-se uma articulação entre ciclos e docentes, numa atitude colaborativa e de fortalecimento das ligações já existentes, numa perspetiva de desenvolvimento de estudos de investigação-ação para reflexão, melhoria das práticas e desenvolvimento profissional dos educadores e professores. É no âmbito deste quadro concetual que se contextualiza a iniciativa Partilha de Ideias que tem como fundamentação a oportunidade dos docentes se reunirem e refletirem sobre as práticas e metodologias educativas, desenvolvidas ao longo do ano letivo, partilhando rotinas, propostas de trabalho e atividades que consideram relevantes para o enriquecimento coletivo.
Este ano, a pandemia ditou a necessidade de adaptar o evento à situação vivida, com a necessária transposição para o registo virtual de uma prática já instituída de partilha de boas práticas em contexto educativo, tentando preservar e manter as características que a definem.
Foi na Plataforma Teams, que no dia 21 de julho decorreu o quarto encontro entre Professores e Educadores de Infância com um painel de Docentes do Agrupamento que apresentou múltiplas e enriquecedoras experiências pedagógicas: Helena Louzeiro, Betina Santos, João da Veiga, Helena Rosa e Maria do Céu Barros.
Como convidados, estiveram presentes a Dra. Conceição Almeida, psicóloga da Direção Geral de Saúde (DGS) e Professor Doutor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL).
Os temas abordados, para além de atuais, refletem a necessidade de inovar e trazer mudanças à escola, transformando-a num espaço onde, paralelamente à transmissão de conhecimentos, a criança deverá ter a possibilidade de beneficiar de atividades lúdico-motoras que lhe proporcionem um desenvolvimento integral, porque Brincar é estruturante 1.
Citando Carlos Neto, É preciso haver a coragem de mudar o paradigma da trilogia “escola, comunidade e família”, porque, caso contrário, “o que hoje ensinamos na escola provavelmente não servirá para quase nada” 2.
De acordo com a avaliação dos participantes, este encontro constituiu-se como um verdadeiro espaço de aprendizagens para a melhoria das práticas pedagógicas.
Equipa Organizadora do Partilha de Ideias, 2021