Apesar do calor, uma brisa agradável nas rochosas “praias” de Malta foram um grande contraste com o frio e a chuva com que fomos recebidos na cidade de Bratislava.
Durante os seguintes cinco dias nesta capital os participantes na mobilidade tiveram a oportunidade de assistir a vários workshops referentes a temas do projeto: Smart Waste, Cloud & Services, circuitos elétricos, design e Internet of Things. Além disso, visitámos um centro de ciência, @urelium, com exposições dinâmicas e interativas para todos os visitantes experimentarem. No âmbito cultural, realizámos um passeio turístico de comboio pela cidade, com paragem no magnífico castelo de Bratislava. Visitámos também o castelo de Devín, as cavernas Driny, um centro de produção de bebidas alcoólicas à base de mel, Včelovina, entre outros locais.
Apesar da chuva que nos acompanhou nos primeiros dias e do frio que se manteve constante durante toda a semana, as atividades foram bastante interessantes e alusivas ao tema em questão. Infelizmente, a estadia num hotel não contribuiu para que os alunos confraternizassem tanto uns com os outros, no entanto foi-nos possível estabelecer ainda alguns laços de amizade com alunos da República Checa, essencialmente, por quem ganhámos uma enorme estima. A mobilidade em si não superou muito as nossas expectativas, tendo alguns aspetos sido menos positivos na nossa opinião. Mas gostaríamos de passar a mensagem que acima de tudo nos sentimos bastante contentes pela experiência em si que nos permitiu uma enorme aprendizagem, assim como pelas relações fortes que estabelecemos entre nós alunos portugueses, que gostámos bastante da companhia uns dos outros e nos tornámos, parece-nos, companheiros de viagem e, quem sabe, também amigos.