Herdade do Freixo do Meio

Visitas de Estudo

Quando nos foi disponibilizada a informação sobre as visitas que poderíamos escolher para visitarmos com as crianças, a Herdade do Freixo do Meio de imediato se destacou e fez-nos dizer, quase em uníssono: “A esta temos que ir!”.

Assim, no dia 26 de outubro, dia em que se previa muita chuva, mas estava um sol radiante, percorremos cerca de 16 Km, em grande euforia da miudagem.

Fomos muitíssimo bem recebidos pelos responsáveis da herdade e informados sobre como iria decorrer o nosso dia.

O ambiente exterior é maravilhoso, convidando não só a correrias, brincadeiras e risadas, mas também a poder conhecer a fauna e a flora existente.

Durante a manhã, contaram-nos uma história que começou há 7 000 anos atrás, com a chegada dos primeiros pastores e agricultores ao Alentejo. Ficámos a saber como viviam, o que comiam e até como faziam a corda tão resistente. Estabelecemos comparações com o tempo atual.

A pausa para o almoço, foi na cantina grande e acolhedora. Tanto espaço para as crianças poderem pousar na mesa o seu farnel e partilharem com os amigos.

Depois, no início da tarde, conhecemos a história do Abel, o sobreiro que dá mel. Um sobreiro que dá mel?! Têm dúvidas? Façam como nós e visitem a Herdade do Freixo e descubram os seus mistérios.

Quase na hora da despedida, montámos uma senhora Bolota e provámos café de bolota. Apesar de sermos pequeninos, podemos beber este café porque não tem cafeína.

Assim que pudermos, iremos voltar pois sabemos que ainda há muito, mas muito para ver!