No dia 1 de março, comemora-se o Dia Internacional da Proteção Civil, um momento dedicado a sensibilizar sobre a importância dos agentes de proteção civil e entidades de apoio no trabalho desenvolvido para defender, socorrer e salvaguardar cidadãos, património e ambiente.
Este ano celebrámos este dia com a comunidade escolar, realizando um simulacro de sismo seguido de incêndio na Escola Secundária de Montemor-o-Novo. O grande objetivo foi testar o plano de emergência interno da escola, garantindo que todos os envolvidos conheçam as suas responsabilidades em situações de emergência e atuem corretamente de acordo com o plano de evacuação. Durante o exercício, foi dado o sinal de alerta, informada a proteção civil, enquanto todos os ocupantes executavam o procedimento “baixar, proteger e aguardar”. Quando autorizados, os ocupantes foram evacuados para o ponto de encontro (campo exterior contíguo ao ginásio). O simulacro permitiu também treinar procedimentos de suporte básico de vida, respeitando o protocolo SBV-DAE (Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo).
Autoridades locais e entidades de proteção civil estiveram presentes, destacando a importância da participação de todos na construção de comunidades resilientes a catástrofes, promovendo uma cultura de segurança e preparação para situações de emergência.