KA1
Acreditação ERASMUS KA1 - 2021/2027
O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo (AEMN) é uma entidade acreditada Erasmus, com legitimidade para implementar atividades de mobilidade com elevados padrões de qualidade, assente num plano institucional de desenvolvimento europeu.
Num mundo global, as soluções surgem pela partilha. Nenhum país ou instituição consegue responder eficazmente aos problemas/desafios que se lhes colocam agindo de forma isolada. Por isso, o Plano de Desenvolvimento Europeu do AEMN, patenteia o desenvolvimento de uma cultura de partilha a nível interno, local, regional e transnacional, com vista a apetrechar o pessoal, docente e não docente, de ferramentas que lhes permitam lidar com os novos interesses das crianças e jovens, capacitando-os para se constituírem atores ativos do seu processo de desenvolvimento, motivando-os no sentido de prosseguirem os seus estudos e preparando-os para a futura inserção no mercado de trabalho, que se afigura global, a desenvolverem-se as competências de empreendedorismo, tecnológicas e o multilinguismo. No concerne à população escolar, tem vindo a tornar-se claro que a manutenção da motivação dos alunos pela aprendizagem e a credibilização desta junto dos mesmos, apenas serão possíveis se o AEMN, não perdendo de vista as especificidades e potencialidades do seu território educativo, continuar a assumir-se como principal motor da internacionalização e da dimensão europeia da educação. Um dos compromissos educativos que o AEMN tem em marcha, tem por mote fundamental “Aprender mais e melhor”, beneficiando da galvanização de todos os contributos que possam tornar a aprendizagem num processo aberto, permanente e significativo, construído por todos os seus atores e parceiros.
Para mais informações consulte a página web do projeto.
Projeto KA1 - Mentes Diferentes
O projeto Mentes Diferentes, insere-se na ação-chave 1 – Ensino Escolar e prevê a formação, em contexto internacional, de 13 docentes do ensino regular oua lecionar a componente sócio-cultural dos cursos profissionais.
Em consonância com as necessidades estratégicas do Agrupamento e o interesses dos candidatos (manifestado via questionário em fase de candidatura), a equipa do projeto selecionou, para a realização de atividades de Job shadowing, 3 escolas que alinhavam com a nossa VISÃO de Escola e priorizou um conjunto de cursos estruturados nas seguintes áreas-chave:
- A. Coaching educacional e neuroeducação;
- B. Gestão de sala de aula;
- C. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e reforço da aquisição de competências-chave;
- D. Internacionalização e Línguas estrangeiras;
- E. Liderança e Administração (eg. Participação, comunicação e reflexão entre stakeholders do AE; Formação interpares; Qualificação dos recursos humanos).
Para mais informações consulte a página web do projeto.
Projeto Erasmus+ "M.O.R.E - Melhores Organizações Resultados Eloquentes"
um projeto no âmbito do programa Erasmus +, ação-chave 1 – mobilidade individual para educação e formação.
Num mundo global, as soluções surgem pela partilha. Nenhum país ou instituição consegue responder eficazmente aos problemas/desafios que se lhes colocam agindo de forma isolada. Por isso, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Europeu – 2015 -2020 (PEDE 2015-2020) do Agrupamento de Escolas, respeitando os objetivos consignados na estratégia Europa 2020, patenteia o desenvolvimento de uma cultura de partilha a nível interno, local, regional e transnacional, com vista a apetrechar o pessoal, docente e não docente, de ferramentas que lhes permitam lidar com os novos interesses das crianças e jovens, capacitando-os para se constituírem atores ativos do seu processo de desenvolvimento, motivando-os no sentido de prosseguirem os seus estudos e preparando-os para a futura inserção no mercado de trabalho, que se afigura global, a desenvolverem-se as competências de empreendedorismo, tecnológicas e o multilinguismo.
O projeto M.O.R.E, financiado pela União Europeia, contribui de forma relevante para os objetivos do PEDE 2015-2020, designadamente por permitir incluir, diretamente, nos próximos 2 anos, 20% do pessoal docente em projetos de cooperação e/ou formação transnacional até 14 dias. Esta meta permitirá beneficiar, direta ou indiretamente, cerca de 50% dos alunos do AE, seja pela aplicação das novas estratégias de ensino e aprendizagem incorporadas pelos docentes pós-mobilidade, seja pela participação em projetos transnacionais com recurso a ações de mobilidade ou a plataformas online (e.g. eTwinning), assentes na utilização de competências multilinguísticas e digitais.