Visita de estudo ao Comando Conjunto para as Operações Militares – Oeiras

No pretérito dia 25 de outubro, as turmas do 9ºA, 9ºC, 9ºD e 9ºF, acompanhados pelos professores Jorge Santos, Fátima Morgado, Hélder Batista, Cármen Rosado, Anabela Freitas, Isabel Casa Branca, Nuno Matos e Fortunata Fadista, visitaram o Comando Conjunto para as Operações Militares, situado em Oeiras.
Esta visita foi preparada em conjunto com o Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, com os Senhores Coronel Fernando Albuquerque, Coronel Belo, Tenente Coronel Infantaria Lúcio Campos, Tenente Ricardo Limão e outras Altas individualidades das Forças Armadas Portuguesas.
A visita foi ao encontro do programa, dos objetivos e competências da disciplina de História do 9ºAno e entronca também nos 70 anos da NATO e da ligação umbilical do nosso País, formalizada no dia 4 de abril de 1949.
O Estado-Maior-General das Forças Armadas, preparou, programou e materializou esta iniciativa ao pormenor, com a seguinte fita do tempo, a saber:

• 10H15 – Chegada prevista
• 10H20 – Receção (Boas vindas e organização do grupo para a visita)
• 10H30 – Inicio da visita (Apresentação dos temas)
• 12H00 – Visita às instalações;
• 12H30 – Fim da visita (Despedida).

Programa:
Abordagem dos 3 temas planificados para esta visita de estudo, com uma duração temporal estimada de cerca de 20 minutos para cada um:

Tema 1 – Organização das Forças Armadas, missões e principais capacidades;
Tema 2 – Emprego de forças em operações no ano 2019;
Tema 3 – Ciberdefesa.

Os nossos alunos ficaram mais informados e sensibilizados, para os três grandes pilares que desenham e sustentam a arquitetura logística e funcional das Forças Armadas Portuguesas assentes nas máximas:
“Garantimos a defesa militar da República; “Contribuímos para a segurança nacional e internacional”; “Apoiamos o desenvolvimento o bem-estar das populações”,
Entre o final do Tema 1 e o início do Tema 2, foi-nos oferecido um lanche reconfortante.
Chegados ao Tema 3, ouvimos uma palestra no Auditório que teve continuidade no espaço exterior, com a visita ao búnquer, onde está a logística de apoio às forças militares portuguesas espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

Em suma, as Forças Armadas Portuguesas representam:

  • O garante da defesa nacional, do espaço europeu e mundial;
  • São vitais para a defesa de nós todos;
  • Apoiam as populações; evitam ataques à nossa segurança ou cibersegurança, transportam órgãos, socorrerem vítimas, resgatam pessoas e compatriotas, et cetera,…Tudo compaginável num quadro de defesa da pessoa humana, da nação, da humanidade e da solidariedade.

Por último, fomos igualmente informados que a nossa Escola ou Agrupamento, foi a 1ª/1º do país a visitar o Comando Conjunto para as Operações Militares, situado em Oeiras.
Agradecemos a todos aqueles que tornaram esta visita de estudo uma realidade memorável, e guardamos as melhores recordações de quem nos recebeu com tanta honra, dignidade e, até tivemos direito aos serviços do fotógrafo oficial das Forças Armadas. Melhor era impossível! Para a posterioridade, aqui fica uma foto imortal.
Em nome de todos os professores, alunos, encarregados de educação e do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo:
Muito obrigado ao Gabinete do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, ao Senhor Coronel Fernando Albuquerque, ao Senhor Tenente Coronel, Lúcio Campo e aos militares que nos acompanharam.

Com os melhores cumprimentos e agradecimentos

O Professor de História: Jorge Manuel Curto dos Santos

Deixe um comentário