A adopção de uma filosofia de qualidade numa Escola/Organização passa pela definição da Missão, da Visão e dos Valores da organização. O sucesso resulta, por excelência, destas caraterísticas que determinam a qualidade da escola.
A identificação da visão e da missão da organização/escola possibilitam o desenvolvimento de um plano estratégico. A visão e os objetivos permitem um propósito estratégico, um rumo.
MISSÃO
• Proporcionar um serviço educativo de qualidade mobilizando os meios de que o Agrupamento dispõe, para que todos aprendam e participem ativamente na vida da comunidade educativa, numa lógica de Agrupamento moderno e atualizado, dinâmico e inovador, capaz de favorecer ambientes e contextos educativos e formativos, facilitadores de aprendizagens em cooperação e articulação com a comunidade, incentivando a formação de cidadãos livres, autónomos, responsáveis, conscientes de si e do mundo que os rodeia, criativos, interventivos e empreendedores, capazes enfrentar os desafios de uma sociedade globalizante.
Esta missão estende-se ao projeto educativo em vigor, o qual visa criar e organizar circunstâncias de partilha e complementaridade de responsabilidade e sonhos, para que os alunos montemorenses aprendam com qualidade e concretizem todo o seu potencial.
VISÃO
• Assente no lema “Mais Escola, Mais Futuro” a visão do AEMN passa por construir uma escola de qualidade, dinâmica, inovadora e com impacto formativo quer no ensino regular, quer nas modalidades de dupla certificação, no contexto local e regional, sob uma identidade própria e aceite pela comunidade.
Em termos de Projeto Educativo esta visão traduz-se na convicção de que a educação de qualidade é um ato partilhado entre a comunidade educativa. Todos, em colaboração, nas suas responsabilidades, no melhor para todos alunos e para cada aluno.
PRINCÍPIOS
• prestar um serviço educativo de qualidade, que fomente o sucesso escolar e a formação dos futuros cidadãos, num ambiente democrático de equidade e de inclusão, numa lógica de interdisciplinaridade, rompendo, de forma gradual, com a lógica da segmentação disciplinar;
• abandonar o paradigma da educação transmissiva e fomentar práticas ativas e aprendizagens significativas, como meio de promover e valorizar a aprendizagem, a participação, o esforço e o saber de cada um e o bem estar de comunidade educativa;
• ultrapassar os muros da sala de aula e abrir a aprendizagem a diferentes espaços, formando cidadãos autónomos, responsáveis, participativos, solidários e com espirito crítico;
• conceber uma escola em que todos participam de forma ativa.
VALORES
O atual Projeto Educativo inscreve valores que ajudam a que cada agente encontre a sua forma específica de contribuir e, em simultâneo, trabalhe em coerência:
- Participação livre e voluntária
- Complementaridade
- Responsabilidade
- Valorização da participação
- Equidade
- Transparência
- Reflexão