Ser Artista em Portugal é um projeto que visa organizar encontros informais entre alunos, na fase em que estes fazem as suas escolhas profissionais, e artistas de diversas áreas, que mostram o seu trabalho e falam do seu percurso, dificuldades, contratempos e sucessos, dando o seu testemunho sobre o que é ser artista em Portugal.
Este projeto tem por objetivos contribuir para a valorização do papel dos artistas e da criação artística na humanidade; e mostrar às novas gerações de que forma a via artística, em Portugal, pode ser uma possibilidade de opção profissional.
O projeto desenvolve-se a partir de uma iniciativa do Centro Nacional de Cultura, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, com o apoio da Revista Egoísta.
Os convidados são artistas com perfis tão diversos como escritores, cineastas, músicos, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos, atores, encenadores.
Para o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, foi selecionado o escritor Rui Cardoso Martins, de quem se deixa uma breve apresentação:
Rui Cardoso Martins (Portalegre, 1967) é um escritor, jornalista e argumentista português com dois Grandes Prémios da Associação Portuguesa de Escritores. Foi repórter e cronista no Público, e foi um dos fundadores das Produções Fictícias, sendo um dos autores do programa “Contra Informação”, da RTP 1. Para o cinema, escreveu (em co-autoria) o argumento original da longa-metragem “A Herdade”, estreada mundialmente na competição do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2019 (candidato a Leão de Ouro, Melhor Argumento, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Principal), presente também nas Special Presentations do TIFF (Festival Internacional de Cinema de Toronto) e filme português candidato aos Óscares de Hollywood e aos prémios Goya, hispano-americanos.
O encontro decorrerá no próximo dia 12 de fevereiro, pelas 14h45, na Biblioteca (Centro de Recursos) da Escola Secundária.