Candidatura Escola Alerta

O Agrupamento candidata-se ao Prémio Escola Alerta promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação com vista a melhorar ainda mais a inclusão na Escola.
Consulte aqui a Memória descritiva do projeto e o vídeo explicativo.

Memória Descritiva

I.Designação  do trabalho: “Trabalho, Inclusão: o desafio”   

 

II. Objetivos do trabalho:  

– Refletir sobre o acesso ao emprego para todos;  

– Promover uma cidadania ativa;  

– Unir os alunos na promoção de oportunidades para todos;  

– Envolver os alunos e os professores no processo de sensibilização dos empresários da comunidade para a integração dos jovens com necessidades específicas, nas empresas e instituições da comunidade; 

– Abordar os domínios a desenvolver na componente de CeD, mais especificamente, inserido na temática do Mundo do Trabalho;  

– Promover a participação plena dos alunos nas esferas da sociedade através da capacitação de competências, para o exercício dos direitos e deveres de cidadania; 

– Promover o desenvolvimento de aprendizagens que potenciem atitudes cívicas;  

– Promover o envolvimento da comunidade educativa em ações que permitam aos alunos exercer uma cidadania plena e responsável; 

– Promover o desenvolvimento de uma escola mais equitativa que atende às especificidades de todos os alunos;  

– Estabelecer parcerias com entidades locais;  

– Alargar as parcerias na comunidade para os alunos desenvolverem experiências no âmbito do Plano Individual de transição; 

– Sensibilizar a  comunidade para a integração profissional destes alunos.  

 

III. Metodologia utilizada na realização do trabalho:  

 

1ª Etapa – Atividades com os alunos com medidas significativas, a realizar Plano Individual de Transição (PIT), no sentido de promover a reflexão sobre as suas experiências desenvolvidas no contexto de trabalho e o impacto das mesmas para o seu futuro. Esta fase contemplou vivências e momentos de partilha; a realização de entrevistas, assim como a preparação de um vídeo para partilhar nas turmas de 9ºA e 9ºF, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento;  

 

2ª Etapa – Nas aulas de Cidadania pretende-se incentivar os alunos a conhecer, refletir e analisar conceitos essenciais relacionados com o trabalho, nomeadamente: igualdade de oportunidades e não discriminação, os mecanismos de acesso à transição para o mercado de trabalho, dando a conhecer as medidas de apoio ao emprego que existem para populações com necessidades especificas. Ainda nesta etapa, nas disciplinas de Cidadania e Educação Visual pretende-se a criação, por parte dos alunos das turmas do 9ºA e 9ºF, de produtos de sensibilização para serem apresentados junto das empresas da comunidade (folhetos e apresentação/vídeo). No final desta etapa, nas aulas de Cidadania, vão ser selecionadas 6 empresas na comunidade, feito o agendamento com as empresas e a visita para partilha da sensibilização; 

 

3º Etapa – Esta fase prevê a aplicação de um questionário sobre o impacto do projeto aos alunos, professores e empresas envolvidos.  

 

IV. Recursos utilizados: 

Recursos Humanos: Alunos das turmas do 9ºA e 9ºF, alunos a desenvolver PIT, professores de Cidadania e Educação Visual, Diretores de turma das respetivas turmas, docente de educação especial dos alunos, coordenadora do Departamento de educação especial, animador sociocultural do agrupamento e técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão da APPACDM de Évora,  

 

Recursos Materiais: Telemóvel para filmar e fotografar; computadores com ligação à Internet; colunas; projetor; impressora; A Convenção sobre os Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência;  

V. Resultados obtidos: 

Devido à situação de pandemia, tem sido necessário por parte de todos, um reajuste permanente, por este motivo o projeto ainda se encontra a decorrer. Os participantes (alunos, professores e restante comunidade educativa envolvida) têm estado empenhados na realização das atividades e, por consequentemente na resolução de problemas relacionados com a temática. Através da monitorização realizada até à data, podemos verificar o envolvimento de todos, onde prevalece a vontade em promover mudanças de comportamentos que facilitam a prática de competências pessoais e pró-sociais, no relacionamento com o outro e com a comunidade escolar, sensibilizando e respeitando a diferença. São exemplo disso, os seguintes testemunhos que têm sido partilhados pelos alunos: “acho que é bom para eles se integrarem na sociedade e no mundo do trabalho”; “espero chegar a várias empresas para ajudar a incluir na sociedade”; “eu gostei muito deste projeto e acho que ajuda muito os alunos com dificuldades”; “espero deste projeto coisas positivas, que resulte, para nos tornar bons cidadãos e para eles se desenvolverem, pois somos o futuro”; “eu espero que este projeto consiga fazer com que todas as empresas percebam que todos nós temos os mesmo direitos”; “espero promover o emprego a todas as pessoas e diminuir o preconceito”. 

Importa referir que se encontra a decorrer a segunda fase do projeto. Todas as diligências e ações realizadas, bem como a previsão do governo, relativa ao terceiro período ser em modalidade de ensino presencial perspetivam-nos para a conclusão das atividades agendadas.  

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