Encontro com autores brasileiros premiados

Do plano de fundo para o primeiro plano, temos Fábio Horácio-Castro, Diogo, Diogo Borges, João Gabriel Paulsen e Henrique Rodrigues

Uma aula diferente

Dia 17 de outubro, a Escola Secundária de Montemor-o-Novo recebeu João Gabriel Paulsen e Fábio Horácio-Castro, dois escritores brasileiros, vencedores do Prémio Sesc de Literatura, respetivamente em 2019 e 2021.
Esta atividade resultou de uma parceria entre o Município de Montemor-o-Novo e a Fundação José Saramago, cujo diretor de comunicação, Ricardo Viel, também esteve presente. Contou ainda com a presença de Diogo Borges, Henrique Rodrigues, Luciana Salles e Diogo Brunner do Sesc, e de Liliana Pincante e Nuno Cacilhas, em representação da Biblioteca Municipal Almeida Faria.
Tratou-se de uma sessão única, dirigida aos alunos do Curso de Línguas e Humanidades das turmas de 10ºC e 10ºD, que, acompanhados pela Professora de Literatura Portuguesa, Maria Joana Reis, tiveram o privilégio de ouvir falar de experiências pessoais dos autores e de conversar com eles, num ambiente descontraído, onde a simpatia e eloquência foram marcantes.
Ambos os escritores falaram de como desenvolveram o gosto pela leitura e pela escrita. Fábio Horácio-Castro, professor e pesquisador na Universidade do Pará, vencedor do Prémio Sesc de Literatura, em 2021, com seu romance de estreia “O Réptil Melancólico”, contou que a curiosidade pelos livros começou por leituras de livros que encontrou dentro de um baú. Quanto a João Gabriel Paulsen, estudante em Filosofia, lembra-se de gostar de ler desde muito cedo. Começou a escrever aos 15 anos e, em 2019, com apenas 19 anos, o seu livro de contos “O Doce e o Amargo” valeu-lhe o Prémio Sesc de Literatura.
No final deste agradável encontro, cada um dos autores premiados sorteou um exemplar do seu livro vencedor, tendo este sorteio contemplado duas alunas. Mas, a generosidade dos escritores não se ficou por aqui. Assim, a BE da ESMN também recebeu, das mãos dos próprios autores, as seguintes ofertas especiais, cujas leituras se aconselha.

  • A obra “O Doce e o Amargo”, do jovem escritor, João Gabriel Paulsen, apresenta um conjunto de contos, com reflexões sobre temas universais controversos, usando metáforas excelentes e atraindo o leitor para a narrativa.
  • O romance “O Réptil Melancólico”, de Fábio Horácio-Castro, narra uma realidade alternativa, que aborda, entre outros, temas tão presentes e atuais como a repressão, a fuga, o exílio e o regresso.
  • O livro da autoria de Henrique Rodrigues, “Fábulas cabulosas e outras histórias subversivas”, transporta o leitor para o universo das fábulas e outras histórias infantis universais, com uma abordagem crítica e satírica, cheia de humor inteligente e questionador, levando, não só a rir, como também a refletir.
  • O analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc, Diogo Borges, deixou ainda vários exemplares da revista literária “palavra”, do Sesc que pode ser lida e consultada na BE da ESMN, e que tem conteúdos tão diversos e interessantes como entrevistas, contos, poemas, crónicas, artigos, entre outros, sobre as diferentes formas de produção e de circulação de literatura.  
    Partilhamos alguns dos comentários deixados pelos alunos que assistiram a esta sessão e que são reveladores do impacto positivo da mesma.

“Gostámos muito deste tempo que passámos com estes escritores, pois aprendemos muito com a história da vida deles e achamos que foi um incentivo, até mesmo para as pessoas que não gostam de livros ou de escrever.”
Alexandra, Matilde e Diego

“Achámos a atividade super dinâmica e interessante. Gostámos imenso da forma como os escritores se expressaram e conversaram connosco. Dois dos escritores, Fábio Castro e João Gabriel, deram-nos a conhecer um pouco do seu universo literário.”
Beatriz, Maria Beatriz, Guilherme e Dinis

“Gostámos muito da atividade e da vinda dos senhores escritores ao nosso estabelecimento. Achámos a atividade super dinâmica e esperamos ter mais atividades destas. Foi uma experiência incrível…”
Rui Nabo e Filipe Correia

“Nós achamos que foi uma forma diferente de aprendizado e gostaríamos muito que se repetisse.
Foi uma experiência muito boa porque ficámos a conhecer novos autores e livros.
O autor que mais nos chamou a atenção foi o João Gabriel, por ser um autor mais novo e por ter uma certa influência sobre nós.”
Isabel José e Maria Dulce Albino

“Gostámos muito desta experiência, onde conhecemos escritores de nacionalidade brasileira, a sua própria história e como tudo começou. Foi uma sessão breve, mas muito interessante. No final, alguns de nós foram presenteados com livros autografados pelos mesmos escritores.”
Tiago, André e Mariana Salgueiro e Mariana Valada

“Achei muito interessante a vinda dos escritores brasileiros à escola e me senti em casa, pelo fato de eu ser brasileira. Pude entender bem a mensagem que eles quiseram passar para os alunos. A aula dinâmica foi mega interessante e com muita aprendizagem sobre uma possível decisão para meu futuro próximo. E espero velos logo mais, aqui se possível!!!”
Sheyla