As alunas da turma PIEF, ano letivo 2022/2023, avançaram para o trabalho de projeto “(Com) Paixão e Arte”, imaginado, erguido e alimentado pelos professores das disciplinas de Português, Educação Visual e TIC, com a colaboração da Técnica de Intervenção Local e do Centro Juvenil/CMMN. O trabalho colaborativo, interdisciplinar foi o principal motivo para captar a atenção das alunas nesta medida socioeducativa de integração escolar.
O objetivo, do projeto foi dar a conhecer e homenagear o Homem, o artista, o pintor e poeta moçambicano – Malangatana. Fundador de várias escolas de arte em Moçambique, incluindo o Centro de Estudos de Arte de Nampula e a Associação Núcleo de Arte, em Maputo. Nestas escolas, ele ensinou pintura, escultura, poesia e outras formas de expressão artística para jovens e adultos de comunidades marginalizadas.
Foi patrono da associação Porta Mágica, Casa de Acolhimento Residencial Especializada, que tem como finalidade o acolhimento de crianças e jovens, proporcionando-lhes uma estrutura de vida tão aproximada quanto possível à das famílias, garantindo-lhes os cuidados adequados às suas necessidades, com vista à sua educação, bem-estar, desenvolvimento integral e à sua inserção na sociedade.
Partilhamos, aqui o produto final desenvolvido.