Bring Mindfulness to Your Class with Visual Arts and Museum Visits

No âmbito do programa Erasmus+, que possibilita mobilidades em diversas áreas da educação e formação, a professora Helena Isabel Caracol, no início do mês de julho (dias 3 a 8) participou no curso Bring Mindfulness to Your Class with Visual Arts and Museum Visits, que decorreu na cidade de Atenas.
Vários estudos mostraram que praticar mindfulness aumenta a resiliência diante de desafios e reduz o stresse e a ansiedade. Além disso, previne comportamentos agressivos e bullying, aumentando a concentração e melhorando o desempenho académico dos alunos de todas as idades e níveis. O mesmo se pode dizer relativamente à Arte.
Deste modo, o Mindfulness e as Artes Visuais são um ótimo recurso em programas educacionais, e podem igualmente promover habilidades socio-emocionais, saúde emocional e bem-estar. Além disso, podem ajudar os professores a desenvolver atividades de aprendizagem cativantes, sendo muitas vezes incluídos com sucesso em vários programas de apoio a alunos com distúrbios de aprendizagem, na medida em que estimulam o foco, a concentração e o relaxamento. No entanto, apresentar o mindfulness a um novo público escolar pode ser difícil, pois alunos e professores podem pensar que não são capazes de manter o foco por tempo suficiente ou perceber erroneamente o mindfulness.
O interesse pelo curso é imediato, na medida em que mostra como tornar o mindfulness mais atraente num ambiente escolar, propondo a fusão entre a prática de mindfulness e a apreensão plena de obras-primas de arte, diretamente em museus.
Os participantes puderam, primeiramente, ter conhecimento dos programas de mindfulness mais interessantes, usados atualmente nas escolas europeias, e descobriram como introduzir crianças e adolescentes na prática de mindfulness, com atividades lúdicas e imaginativas, baseadas na visão e libertando a sua própria criatividade.
Durante a semana, os participantes do curso visitaram um museu de arte local (Museu da Acrópole) e a Galeria Nacional da Grécia, onde aprenderam a olhar para os museus com novos olhos, revelando o seu potencial como um ambiente de aprendizagem verdadeiramente dinâmico.
No final do curso, os participantes foram desafiados a levar a atenção plena às suas escolas, através da observação de arte, como forma de envolver os alunos em atividades de atenção plena, apoiando, assim, a sua saúde emocional e realização escolar.