Aprender na Islândia, Fazer n(A) Europa

ERASMUS KA1- Mobilidade para fins de aprendizagem

O Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo (AEMN) tem vindo a desenvolver, desde há vários anos, uma intensa e profícua atividade no âmbito do, atualmente designado, Programa Erasmus +.  O AEMN tem beneficiado de duas vertentes primordiais, nomeadamente as Ações KA1 – Mobilidade individual ou de grupo para fins de aprendizagem e KA2 – Cooperação entre organizações e instituições, que partilham um objetivo comum: alargar e aprofundar o processo de aprendizagem de alunos e de professores, através da partilha de experiências pedagógicas e, consequentemente, da cooperação à escala europeia.

No âmbito da Ação-Chave KA1, as professoras Ana Luz, Ana Santo António, Angelina Fernandes e Vitória Cardona viajaram até à Islândia para participar no Curso Estruturado “Culture and Heritage in Iceland. A sustainable lifestyle connected with the local environment”, que se realizou naquele país entre 15 e 22 de julho de 2023.

Durante a frequência do curso citado, as professoras portuguesas puderam contactar com outros professores europeus, oriundos de países como a Alemanha, a Itália, a Irlanda, a Hungria e a Chéquia, com os quais partilharam experiências pedagógicas e com quem estabeleceram contactos visando a realização de futuras parcerias educativas, nomeadamente ao nível da realização de projetos educativos subordinados a temáticas tão diversas como ciência e sustentabilidade, património natural e cultural, e cidadania europeia.

O curso em causa foi dinamizado, simultaneamente, através de aulas teóricas sobre a História, a Geografia e o

património natural e cultural islandeses, e de visitas de campo e institucionais a locais emblemáticos da Islândia. Esta metodologia permitiu aos participantes uma compreensão profunda do DNA daquele país, assente nos pilares da Democracia, da Equidade e da Sustentabilidade, valores que, mais do que nunca, importam preservar.

Pela observação in loco da experiência islandesa, os professores aprofundaram conhecimentos sobre como conceber e desenvolver um projeto com os seus alunos, e comunidade alargada, no tocante à preservação da natureza e do património cultural local. Com efeito, cada equipa de professores, ainda no decurso da formação, delineou o esboço de um Plano Cultural sobre a preservação e promoção do seu património local, que será, posteriormente, implementado nas suas escolas.

Em acréscimo, os professores puderam ainda estabelecer contactos institucionais, com vista à realização de parcerias de aprendizagem, visando o desenvolvimento de projetos comuns de preservação do Património Europeu, simultaneamente ao nível do programa eTwinning e das Ações-Chave KA1 e KA2.

A frequência do curso “Culture and Heritage in Iceland. A sustainable lifestyle connected with the local environment” constituiu, deste modo, uma experiência única de aprendizagem e de cumplicidade entre professores de várias proveniências, igualmente empenhados em tornar a sua prática pedagógica motivadora e aliciante para os seus alunos.

Erasmus KA1_350x200