MINDFULNESS AND MEDITATION, ICELAND – Erasmus KA1

Durante a semana de 11 a 17 de junho, a docente Ana Isabel Penucho participou no Curso Estruturado Mindfulness and Meditation: Activities to create a calm, happy and successful classroom culture, em Reykjavik, organizado pela Smart Teachers Play More e integrado no Projeto Erasmus+ KA1 – mobilidade de docentes.

Neste curso, onde estiveram presentes docentes de diferentes níveis de ensino e psicólogos oriundos de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grécia, Polónia, Finlândia, Irlanda, Roménia e Holanda foi possível contactar com as diferentes realidades culturais e educacionais de cada país envolvido; partilhar as preocupações que nos assolam diariamente como docentes e técnicos especializados, neste tempo de pós-pandemia, no que toca ao bem-estar dos nossos alunos e de nós próprios e, por consequência, o sucesso do processo de ensino-aprendizagem em que estamos envolvidos.

Ao longo desta semana fomos levados a exercitar técnicas de Mindfulness e de Meditação, de fácil execução em contexto de sala de aula e fora dela, de forma individual ou em grupo, de carácter físico ou sensorial, com o intuito de promover um ambiente calmo, de foco, alegria e de sucesso junto dos nossos Alunos permitindo-lhes fazer uma pausa consciente – now minutes – para que possam desligar o seu “piloto-automático”, tomar consciência dos seus pensamentos, emoções, impulsos, ações por forma a fazerem diferentes escolhas baseadas nos seus valores e não, em serem reativos perante  situações  de  stress  ou  de conflito interno ou externo.

Cada sessão era composta por técnicas de relaxamento, meditação guiada, exercícios de respiração, de movimento corporal, de atenção, de pensamento positivo, de audição ativa, de gratidão, seguidas de apresentações digitais sobre os temas em estudo, um momento de debate e atividades individuais ou em grupo. Ao longo destas sessões, tivemos ainda oportunidade de conhecer a cidade de ReyKjavik e a região do Círculo Dourado de uma perspetiva histórico/ cultural, através de visitas guiadas e da realização de atividades ao ar-livre que tinham sempre como propósito criar um ambiente de partilha, alegria e Bem-Estar.

Foi igualmente interessante verificar que o Sistema Educacional da Europa está a mudar. Diferentes países, entre os quais a Islândia, sentiram a necessidade de trabalhar não apenas os conteúdos programáticos, mas de proporcionar aos seus docentes e alunos o Bem-Estar e o sucesso pessoal e académico que tanto almejavam ensinando-lhes técnicas de Mindfulness e de Meditação. Face aos benefícios comprovados no humano, estas práticas integram há já algum tempo o Currículo Nacional Islandês e são de aplicação diária nas escolas.

O sucesso foi tal que atualmente, inúmeras escolas, em diferentes países, seguem o seu exemplo e já se encontram a aplicar esta nova metodologia no ensino e a integrá-la também nos seus currículos nacionais.

Ana Penucho,
junho /2023