No manhã do dia 13 de outubro, as turmas de 10.º ano do nosso agrupamento participaram na atividade “À Descoberta do Montemor Medieval”, projeto realizado colaborativamente pelos docentes de Português, Educação Física, Matemática A, História A, História das Artes e da Cultura, Literatura Portuguesa e Área de Integração em parceria com os técnicos do Turismo e do Património do Município.
Este projeto foi constituído por dois momentos, articulados por um questionário que integrou itens de escolha múltipla referentes às aprendizagens das diferentes disciplinas. A disciplina de Educação Física não entrou nesse questionário, mas sim na organização de um dos momentos da atividade acima referidos: o percurso de orientação que os alunos fizeram, em pequenos grupos, para descobrirem as respostas aos itens do questionário. O segundo momento foi dinamizado por técnicos do Município, responsáveis pelo Turismo e Património, que fizeram uma breve abordagem à época medieval em Montemor, mostraram uma cópia do foral concedido por D. Sancho I, explicando a sua importância, e levaram os alunos ao Centro Interpretativo para visualizarem um vídeo com reconstruções das ruínas, o que os conduziu a uma viagem até à Idade Média.
Tendo por mote inicial a contextualização da Poesia Trovadoresca, “voz” da remota época medieval, este projeto rapidamente ganhou forma nos diferentes conselhos de turma, sendo várias as disciplinas que trabalharam colaborativamente na sua realização por perceberem a importância que teria na formação dos discentes enquanto cidadãos.
A concretização do projeto foi, assim, uma mais-valia para os nossos alunos, não só ao nível da sua formação científica, mas também da sua formação cívica e global, visto que os ensinou a valorizar o património local, ampliando os seus valores culturais e estéticos e reforçando a sua ligação à localidade onde estudam e habitam. Para além disso, proporcionou-lhes uma saudável manhã de prática desportiva no seio da rica natureza do Castelo de Montemor-Novo. Há, ainda, a salientar que os discentes trabalharam em equipa, o que contribuiu para estreitarem laços afetivos entre si e lhes mostrou como é importante o trabalho colaborativo na resolução de problemas e de desafios.
Por fim, resta destacar a magnífica contribuição dos técnicos do Município, tanto do Turismo, como do Património, que, com simpatia e disponibilidade, partilharam os seus conhecimentos com os nossos alunos, ampliando as suas aprendizagens históricas e culturais sobre o património local.
Boa disposição, excelentes aprendizagens, espírito colaborativo entre alunos, docentes e Município foram os “ingredientes” que fizeram desta manhã uma experiência educativa a repetir, como é visível nos diferentes momentos captados, tanto pelas “câmaras” do Agrupamento, como pelas do Município.
As imagens desta atividade são da autoria dos participantes do Evento e também cedidas pelo Município de Montemor-o-Novo podendo ser visualizadas aqui.