No âmbito do projeto de História e Geografia de Portugal, “Minha Terra, Minha Identidade, Minha História”, publica-se o trabalho do aluno Simão Menino, do 6º H, sobre o Dia de Sexta-Feira Santa.
Dia 29 de março vai-se celebrar a Sexta-Feira Santa e fiquei curioso com o significado histórico desta data, por isso fui investigar.
A origem do Dia
A Sexta-feira Santa é um feriado religioso que acontece na sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. A data recorda a crucificação e a morte de Jesus Cristo, sendo por isso, um dia importante para os cristãos.
O Significado
Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é uma data importante no calendário cristão que marca a crucificação de Jesus Cristo e a sua morte no Calvário. Ela ocorre durante a Semana Santa, que é o período que antecede a Páscoa.
Na época da Páscoa judaica, Jesus foi para Jerusalém, onde foi traído e preso. Na Sexta-feira Santa, Jesus foi julgado pelos líderes religiosos judeus e condenado por blasfêmia. Jesus foi conduzido a Pôncio Pilatos, líder romano e condenado à morte por crucificação, castigo muito comum no Império Romano. Jesus ofereceu o seu sacrifício por Amor(Paixão) pela Humanidade.
Os Costumes
Para os cristãos, especialmente os católicos a Sexta-feira Santa é um dia de reflexão e devoção. Muitas dioceses diversos eventos, como procissões e liturgias que relembram o Amor de Cristo, desde sua prisão até sua morte na cruz.
Além das atividades religiosas, muitas pessoas cumprem na Sexta-feira Santa práticas como o jejum, a abstinência de carne vermelha ou de qualquer tipo de carne e a participação em obras de caridade e penitência.
Culturalmente, em muitos países cristãos, a Sexta-feira Santa é um dia dedicado ao descanso, à família e à reflexão espiritual.
- Trabalho Realizado por: Simão Menino, nº17, Turma:6ºH
Fontes:
https://chat.openai.com/c/f57b8473-2b03-447d-974f-0008701c2ede
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-feira_Santa
https://www.calendarr.com/portugal/sexta-feira-santa/