Após um processo de candidatura, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, já acreditado para o Ensino Escolar (SCH) desde 2021, recebeu agora o certificado de Acreditação Erasmus no domínio do Ensino e Formação Profissional (VET), válido até dezembro de 2027.
O Programa Erasmus+ Educação e Formação visa contribuir para melhorar a qualidade da educação e reforçar a sua dimensão europeia, e, no caso particular do Ensino Profissional, promover a aquisição de competências e a integração profissional dos aprendentes. O programa também visa fortalecer as instituições que oferecem estes níveis de ensino, contribuindo para melhorar o nível de competências dos intervenientes e agentes da atividade educativa. Os objetivos deste programa focam-se na promoção da mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e políticas no domínio do Ensino Profissional.
Esta acreditação trará oportunidades valiosas à realização de projetos de mobilidade por parte da comunidade escolar diretamente implicada no Ensino Profissional, desde o corpo docente e não docente (incluindo técnicos especializados) aos discentes que frequentam os cursos profissionais oferecidos pelo Agrupamento. Pretende-se que todos possam beneficiar dos projetos a desenvolver, quer pela participação direta nas mobilidades, para fins de estágio ou outras atividades de aprendizagem, quer através de formas de integração dos resultados das mobilidades na orgânica do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
A acreditação agora recebida não dispensa a candidatura anual a financiamento. Os resultados da candidatura a financiamento para o ano letivo de 2024/25 já foram divulgados e correspondem a um total de 36 475€. Todas as atividades a desenvolver deverão nortear-se pelos objetivos definidos na candidatura, devidamente enquadrada no Plano de Desenvolvimento Europeu do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo.
Para mais informação sobre esta matéria consulte o separador Agrupamento > Documentos Orientadores >Internacionalização na página do Agrupamento.