Os alunos do Clube Ciência Viva na Escola “LABVivo, Ciências com Arte” estão de parabéns! No passado dia 19 de abril, receberam uma Menção Honrosa pela sua intervenção no XVII Congresso Nacional Cientistas em Ação, organizado pelo Centro Ciência Viva de Estremoz.
Os alunos apresentaram a atividade que designaram “Com ou sem capacete? Um modelo para testar impactos cerebrais”, efetuando uma demonstração do modelo que desenvolveram e aperfeiçoaram nos últimos meses no clube LABVivo.
O principal objetivo da investigação conduzida pelos alunos do clube, e apresentada perante o júri, os colegas de outras escolas e demais elementos da assistência, foi avaliar a capacidade de absorção do impacto de diferentes materiais em situações de colisão cranianas, podendo ser testadas diversas variáveis que influenciam, direta ou indiretamente, a intensidade dessas colisões, designadamente: tempo/força de impacto, massa do objeto causador do impacto, velocidade no impacto.
O trabalho apresentado encontra-se publicado no Livro de Resumos do Congresso.
Neste evento de âmbito nacional, pretende-se promover o espírito científico dos jovens, através da realização de projetos científicos nos quais o ensino experimental se revele uma prioridade. Os alunos têm neste congresso a oportunidade de vivenciar um momento de partilha de resultados de investigação com os seus pares, à imagem dos cientistas no contexto da produção científica.
O Clube LABVivo agradece ao Centro Juvenil, em particular ao Helder Azinheinha por todo a ajuda e suporte. Agradece também à equipa “Hacking STEM” da Microsoft pela inspiração para este projeto.