Festividades e final do 1.º período _ PLA (Português Língua de Acolhimento)

A música é o vínculo que une a vida do espírito à vida dos sentidos.”

“A melodia é a vida sensível da poesia.”

 Ludwig Beethoven

No dia 16 de dezembro, por volta das 18h30, os três grupos de Português Língua de Acolhimento (PLA), do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, acompanhados das respetivas formadoras, Ana Cristina Ferreira, Helena Carrasqueira e Marta Marques, comemoraram o final do 1.º período e as festividades natalícias com várias atividades, que ficarão, para sempre, na memória de todos os intervenientes.

Num primeiro momento, formandos e formadoras foram recebidos de forma excecional pela professora bibliotecária Carla Marvão, que lhes apresentou o espaço da biblioteca, referiu as suas valências e lhes deu a conhecer a Feira do Livro, atualmente a decorrer.

Seguiu-se um memorável momento musical, que esteve a cargo do professor António Xavier, ao piano, acompanhado pelas incomparáveis vozes das alunas Mariana Santos e Margarida Canhoto, que comprovaram que a música é uma forma de arte que não se circunscreve a um espaço ou tempo, muito menos a uma língua. Cantou-se em Português e em Inglês, sentiu-se em vários idiomas, falou-se de música, de dança, de tradições, partilharam-se experiências e vivências e reafirmou-se que a multiculturalidade não subtrai, muito pelo contrário, acrescenta, e acrescenta muito.

 
Por fim, realizou-se um momento de convívio e de descontração, através de um lanche partilhado, que contou com iguarias de várias nacionalidades, de formas, cheiros e sabores distintos e únicos, sendo a singularidade a maior riqueza que se pode partilhar. As culturas e tradições indianas, nepalesas, chinesas, belgas, brasileiras, marroquinas, colombianas, portuguesas, entre tantas outras, estiveram representadas por um grupo de pessoas que se divertiram, comemoraram, partilharam e quiseram guardar este momento único em fotografias, para mais tarde recordar. 

Da nossa parte, enquanto formadoras, o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para este momento ímpar, em concreto, aos professores bibliotecários, Carla Marvão e António Xavier, às alunas do Agrupamento de Escolas, Mariana Santos e Margarida Canhoto, e ao Centro Qualifica, na qualidade de representante do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, que nos concedeu o chá e os biscoitos, enquanto símbolo da nossa hospitalidade lusitana.

Um muito obrigada, ainda, aos nossos formandos que fizeram questão de estar presentes, independentemente de o Natal fazer ou não parte das suas celebrações, e por terem feito questão de nos apresentar aquilo que de melhor tem o seu país.

Votos de Boas Festas para todos!

Feliz 2025!