As atividades comemorativas de final do ano letivo dos grupos de PLA (Português Língua de Acolhimento) do AEMN Novo foram distribuídas por três momentos significativos que serão objeto de boas recordações e de aprendizagens enriquecedoras.
No dia 9 de junho, formandos e formadoras deambularam pelas ruas de Montemor-o-Novo com o intuito de conhecer a cidade, de apreciar o património arquitetónico e de identificar serviços essenciais. A visita foi concluída no castelo, onde, nessa tarde, se ouviram e apreciaram diferentes línguas.
No dia 16 de junho, visitaram a Biblioteca Municipal Almeida Faria para conhecimento do seu espaço, das suas valências e de alguns protagonistas da História local. Foram recebidos por duas técnicas da Biblioteca Municipal, que se apresentaram e os convidaram a viver uma experiência enriquecedora: percorreram-se os vários espaços da Biblioteca, tendo havido, ainda, oportunidade para que todos se apresentassem, lessem textos em língua portuguesa e confraternizassem. Para além da simpatia e da disponibilidade, ainda lhes foi dada a possibilidade de provarem a doçaria regional.
A última atividade realizou-se no dia 2 de julho e, com a colaboração da Professora Bibliotecária Carla Marvão, propôs-se aos alunos a realização de um jogo em grupo, cuja finalidade era a redação de uma história a partir de pistas dadas. No final, cada grupo apresentou o seu trabalho, que foi lido em Português e em várias línguas, de modo que a mensagem essencial chegasse e todos. Este jogo teve também o propósito de provar aos formandos que o PLA não pretende substituir as suas línguas-mãe, mas antes assumir-se como um complemento e uma mais-valia nas suas vidas pessoais e profissionais.
Por último, houve um momento de convívio, através de um lanche partilhado, que contou com iguarias de “comer e chorar por mais”.
Enquanto formadoras, expressamos o nosso agradecimento a todos os que contribuíram para que estas atividades pudessem ser implementadas e cumprissem os objetivos traçados. Aos nossos formandos, desejamos umas excelentes férias, de preferência com o uso e o abuso do nosso Português!









