A convite do Montado do Freixo do Meio, as turmas do 5º A e do 7º C participaram numa visita de estudo àquele espaço. Durante o período da manhã, os alunos desenvolveram atividades relacionadas com temas de História e de Ciências da Natureza.
Orientados pelo arqueólogo Manuel Calado, as turmas realizaram um percurso pelo Montado, onde puderam observar o local das prospeções arqueológicas que ali têm decorrido, a reconstrução de um cromeleque e de um povoado do período Neolítico. Os alunos observaram e experimentaram algumas das técnicas usadas pelas comunidades desse tempo, nomeadamente a que era utilizada para deslocar e erguer os menires e, já dentro da aldeia, aperceberam-se da forma como eram construídos as cabanas e como se organizavam em redor de um núcleo fundamental, onde se fazia o fogo e onde eram produzidos os instrumentos, assistindo a uma demonstração sobre a técnica de polir a pedra. Esta “viagem” pela História terminou junto à reconstrução de uma aldeia em miniatura e de vários monumentos relacionados com o culto dos mortos, o que proporcionou uma visão global do relacionamento entre os diversos espaços e das técnicas de construção desenvolvidas na época, entre outros aspetos.
No âmbito do tema de Ciências da Natureza, o engenheiro Alfredo Sendim conversou com os alunos sobre a relação do Homem com a Natureza e sobre a importância do Montado e do seu ecossistema. Durante a caminhada, as turmas puderam observar várias plantas, animais e árvores, algumas centenárias, e os alunos interessados puderam trazer consigo, do viveiro, uma pequena árvore, para plantar nos quintais de suas casas.
Muito obrigada, Ana Fonseca, pela manhã tão agradável e interessante que nos proporcionaram!
Os professores
Carla Alface/ Eulália Barbosa/ Manuela Rosa/ Pedro Barros