No âmbito do projeto de História e Geografia de Portugal “Minha História, Minha Identidade”, publica-se o trabalho da aluna Mariana Ferreira, do 6º H, sobre o Dia de S. Valentim: dia do Amor e dos Afetos.
” Porque é que o dia de São Valentim se realiza a 14/02?
Segundo a história, a data foi escolhida porque o bispo Valentim foi morto em Roma, supostamente nessa data, após realizar vários casamentos às escondidas, desobedecendo ordens do imperador Claudius II que não queria que os jovens casassem por causa do serviço militar.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que tinha proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
O Dia de São Valentim foi decretado como Dia dos Namorados pela Igreja Católica, durante o século V, com a intenção de substituir o festival romano chamado Lupercália.
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor e romantismo chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O Dia de São Valentim é uma data comemorativa na qual se celebra o amor e a união dos casais (namorados). Nesse dia, os namorados costumam trocar presentes, flores, chocolates, declarações de amor, etc…
No entanto o AMOR é uma emoção ou sentimento que leva uma pessoa a desejar o bem a outra pessoa ou a uma coisa. O uso do vocábulo, contudo, empresta-lhe outros tantos significados, quer comuns, quer conforme a ótica de apreciação, tal como nas religiões, na filosofia e nas ciências humanas. O amor possui um mecanismo biológico que é determinado pelo sistema límbico, centro das emoções, presente somente em mamíferos e talvez também nas aves.”
Trabalho realizado por:
Mariana Ferreira, 6º H- nº12