No âmbito do plano de desenvolvimento europeu do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, uma equipa constituída por três docentes participou, entre os dias 20 e 26 de julho de 2025, numa formação internacional realizada na Croácia, dedicada à metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning) e ao aperfeiçoamento da língua inglesa.
Esta ação formativa teve como principal objetivo promover competências no domínio do ensino bilingue, com especial enfoque na aplicação da metodologia CLIL contexto do 1.º CEB. A participação nesta formação insere-se no projeto bilingue atualmente e desenvolvimento na Escola Básica n.º2 de Montemor-o-Novo, envolvendo alunos do 1.º Ciclo.
Ao longo da semana, os docentes aprofundaram conhecimentos linguísticos e pedagógicos, exploraram estratégias de ensino centradas na aprendizagem integrada de conteúdos e língua, e partilharam boas práticas com colegas de outros países europeus, num ambiente de trabalho colaborativo e multicultural.
Esta experiência internacional representa uma mais-valia significativa para a consolidação de práticas inovadoras no ensino bilingue, promovendo um ambiente de aprendizagem mais motivador, inclusivo e alinhado com as orientações europeias para a educação.
A formação realizada vem reforçar o compromisso do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo com a qualidade educativa, a internacionalização e a implementação de metodologias que potenciam o sucesso dos alunos desde os primeiros anos de escolaridade.