Ensino a distância: ponto da situação relativo à distribuição de equipamentos informáticos no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo
Decorrida uma semana, após o início da segunda fase do ensino a distância, é pertinente efetuar um ponto da situação sobre a distribuição dos equipamentos informáticos, por forma a assegurar, dentro do possível, as condições necessárias para o ensino a distância.
– No passado dia 15 de dezembro de 2020, o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, deu início ao processo de entrega dos equipamentos recebidos, no âmbito do Programa Escola Digital. Os 46 Kits (composto por mochila, hotspot e cartão SIM, bem como computador e phones com micro) recebidos estão entregues a alunos do ensino secundário, que beneficiam dos escalões A e B. Uma vez que, nem todos os alunos manifestaram interesse neste projeto, foram distribuídos 8 equipamentos a alunos do escalão C.
– Paralelamente a este Programa, o Agrupamento disponibilizou 57 equipamentos a alunos de escalões A e B de outros ciclos de ensino, bem como a docentes. Estão também a serem cedidos hardware, tais como webcams e phones com micro.
– No âmbito da escola de acolhimento, também estão a ser disponibilizados equipamentos a todos os alunos, por forma a conseguirem corresponder ao ensino a distância.
– O Agrupamento recebeu, por parte da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, 48 equipamentos que, foram distribuídos por alunos de escalão A e B do 1º Ciclo do Ensino Básico, contemplando ainda 8 alunos que não beneficiam da ação social escolar.
– O Agrupamento recebeu indicação por parte da tutela, que brevemente, iremos receber 48 Kits para o 1ºCEB.
Temos consciência de que ainda não estão cobertas todas as necessidades, no entanto, reconhecemos o esforço por parte de todos os envolvidos, sendo que o principal constrangimento prende-se com a cobertura de rede, em todo o Concelho.
Idalina Bento
Diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo