
Qualificação de Nível 4 do Catálogo Nacional de Qualificações
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 346 – Secretariado e Trabalho Administrativo
PONTOS DE CRÉDITO: 191,25
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.
Descrição geral: Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.
Através do processo RVCC-Profissional, é possível obter esta Qualificação no nosso Centro Qualifica. Pela via do Reconhecimento de Competências (adquiridas) + Formação Complementar (não adquiridas / por desenvolver), poderá completar este Referencial, independentemente do seu nível de escolaridade.
A avaliação pode ser executada na sua empresa ou local de trabalho, ou nas nossas instalações caso esteja desempregado.É necessário ter idade superior a 23 anos e possuir experiência na área administrativa e/ou secretariado.Certificação: Certificado de Técnico/a Administrativo (se o candidato não tiver o 12º ano completo)
- Diploma de Qualificação Profissional de Nível 4: Técnico/a Administrativo (se o candidato tiver o 12º ano completo)
- Unidades de Competência:
- Redigir documentação administrativa interna e externa, em língua portuguesa, utilizando um processador de texto.
- Tratar, arquivar e expedir correspondência e documentação com e sem suporte informático.
- Aplicar técnicas de organização administrativa na execução de ficheiros de contactos.
- Preencher documentação comercial.
- Executar tarefas administrativas de apoio à gestão de stocks.
- Comunicar em língua inglesa.
- Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em inglês.
- Executar lançamentos contabilísticos.
- Preencher modelos de demonstrações financeiras.
- Executar tarefas de apoio ao departamento administrativo e financeiro.
- Executar tarefas inerentes ao processamento de vencimentos.
- Executar tarefas de controlo de tesouraria, utilizando a folha de cálculo.
- Atender e informar, presencial e telefonicamente, o público interno e externo da organização.
- Introduzir as técnicas de gestão documental.
- Preencher o relatório único.
Bolsa de Competências
[deverá também demonstrar uma das seguintes unidades de competência]
- Executar tarefas de apoio administrativo na organização de eventos
- Executar tarefas de apoio à preparação e elaboração de contratos públicos
- Comunicar em língua espanhola
- Comunicar em língua francesa
- Comunicar em língua alemã
- Comunicar em língua italiana
- Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua espanhola
- Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua francesa
- Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua alemã
- Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua italiana
- Preencher e analisar o balanço social
Fonte: Catálogo Nacional de Qualificações
Para consultar a versão completa do Referencial de Competências Profissionais desta saída, que serve como guião-base para a Avaliação.
Inscrição no Centro Qualifica: https://forms.office.com/r/ZGe1HVmLQ6