RVCC TÉCNICO/A ADMINISTRATIVO/A

Qualificação de Nível 4 do Catálogo Nacional de Qualificações

ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 346 – Secretariado e Trabalho Administrativo

PONTOS DE CRÉDITO: 191,25

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.

Descrição geral: Organizar e executar tarefas administrativas relativas ao funcionamento de uma empresa ou serviço público.

Através do processo RVCC-Profissional, é possível obter esta Qualificação no nosso Centro Qualifica. Pela via do Reconhecimento de Competências (adquiridas) + Formação Complementar (não adquiridas / por desenvolver), poderá completar este Referencial, independentemente do seu nível de escolaridade.

A avaliação pode ser executada na sua empresa ou local de trabalho, ou nas nossas instalações caso esteja desempregado.É necessário ter idade superior a 23 anos e possuir experiência na área administrativa e/ou secretariado.Certificação: Certificado de Técnico/a Administrativo (se o candidato não tiver o 12º ano completo)

  • Diploma de Qualificação Profissional de Nível 4: Técnico/a Administrativo (se o candidato tiver o 12º ano completo)

  • Unidades de Competência:
  1. Redigir documentação administrativa interna e externa, em língua portuguesa, utilizando um processador de texto.
  2. Tratar, arquivar e expedir correspondência e documentação com e sem suporte informático.
  3. Aplicar técnicas de organização administrativa na execução de ficheiros de contactos.
  4. Preencher documentação comercial.
  5. Executar tarefas administrativas de apoio à gestão de stocks.
  6. Comunicar em língua inglesa.
  7. Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em inglês.
  8. Executar lançamentos contabilísticos.
  9. Preencher modelos de demonstrações financeiras.
  10. Executar tarefas de apoio ao departamento administrativo e financeiro.
  11. Executar tarefas inerentes ao processamento de vencimentos.
  12. Executar tarefas de controlo de tesouraria, utilizando a folha de cálculo.
  13. Atender e informar, presencial e telefonicamente, o público interno e externo da organização.
  14. Introduzir as técnicas de gestão documental.
  15. Preencher o relatório único.

 Bolsa de Competências

[deverá também demonstrar uma das seguintes unidades de competência]

  • Executar tarefas de apoio administrativo na organização de eventos
  • Executar tarefas de apoio à preparação e elaboração de contratos públicos
  • Comunicar em língua espanhola
  • Comunicar em língua francesa
  • Comunicar em língua alemã
  • Comunicar em língua italiana
  • Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua espanhola
  • Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua francesa
  • Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua alemã
  • Redigir, recorrendo a um processador de texto, documentação comercial interna e externa, em língua italiana
  • Preencher e analisar o balanço social

Fonte: Catálogo Nacional de Qualificações

Para consultar a versão completa do Referencial de Competências Profissionais desta saída, que serve como guião-base para a Avaliação. 

Inscrição no Centro Qualifica: https://forms.office.com/r/ZGe1HVmLQ6