Dois alunos da Escola Conde Ferreira foram premiados, no dia 30 de setembro, com o prémio de melhor frase/melhor desenho do programa Cientista Regressa à Escola. Foram selecionados, um em cada categoria, dos trabalhos apresentados em concurso de âmbito nacional pelos alunos no ano de 2021/22.
No dia 30 de setembro, das 15h às 00h, decorreu a Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Enquadrada neste evento foi efetuada a atribuição dos prémios, que teve lugar no Centro Champalimaud, pelas 16h30, junto da Exposição de desenhos e frases do programa. Registamos, orgulhosamente, que dois dos cinco prémios atribuídos a nível nacional, se destinaram a alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, alunos da Escola Conde Ferreira.
A NEI enquadra-se no projeto RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education (Cientistas em Ação pela Inclusão na Ciência e Educação). Este é um projeto europeu que pretende alcançar/colaborar com membros da sociedade que continuam a ser excluídos e/ou que se sentem afastados da ciência. A Native Scientist, a Fundação Champalimaud e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM) são o consórcio responsável pela implementação deste projeto.
Estiveram presentes neste evento único, público e gratuito diversos cientistas, artistas, professores e alunos para a entrega dos prémios aos galardoados. Puderam, ainda, juntos, experimentar e conhecer mais sobre diferentes áreas da ciência e, também, vivenciar uma oferta interessante, interativa e diversificada de atividades para diferentes idades.