Rastreios de despistagem visual

Rastreios de despistagem visual a mais de 130 alunos dos 8º anos do 3º CEB, na E.B. São João de Deus, em Montemor-o-Novo

A convite dos professores responsáveis pelas disciplinas de Físico-Química da EB São João de Deus, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, a Óptica Havaneza, irá promover no próximo dia 11 de abril, a realização de rastreios de despistagem visual a mais de 130 alunos dos 8º anos do 3.º ciclo do ensino básico, desta instituição.

Esta iniciativa, que irá decorrer na Biblioteca da EB S. João de Deus, em Montemor-o-Novo, integra o projeto Saúde Visual XXI, projeto piloto levado a cabo pela Óptica Havaneza, que tem como um dos principais objetivos, a deteção atempada e a prevenção de patologias, contribuindo para o sucesso do processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças e de toda a comunidade.

Para além do despiste visual aos alunos especificamente das turmas dos 8º anos, esta ação poderá estender-se a todos os interessados dentro da comunidade escolar, como por exemplo docentes e auxiliares educativos.

A deteção precoce dos problemas de saúde, antes de apresentarem sinais evidentes da sua existência, é fundamental no tratamento e diagnóstico final. A apresentação dos resultados foi feita de forma individual e confidencial, através de carta dirigida a cada encarregado de educação.